A eletronegatividade é a tendência de um átomo de atrair elétrons em uma ligação química. O elemento de maior eletronegatividade na tabela periódica é o flúor.
Analisando as configurações eletrônicas fornecidas:
a) 1s²; 2s¹ - Lítio (Li) b) 1s²; 2s²; 2p¹ - Boro (B) c) 1s²; 2s²; 2p² - Carbono (C) d) 1s²; 2s²; 2p? - Flúor (F) e) 1s²; 2s²; 2p?; 3s²; 3p?; 4s¹ - Potássio (K)
A opção correta é a letra d), que representa o flúor, o elemento com maior eletronegatividade.
Resposta: D
Olá Cláudia, boa noite! Tudo bem?
Há duas maneiras de você responder essa questão.
A primeira é você saber que o elemento mais eletronegativo de que temos conhecimento é o halogênio flúor, cujo número atômico é 9, ou seja, representado por 9F. Assim, os átomos desse elemento possuem 9 prótons e, portanto, 9 elétrons, ou seja, sua configuração eletrônica no estado fundamental é 1s2 2s2 2p5.
Contudo, a segunda opção, mais interessante, é você considerar o conceito de eletronegatividade, ou seja, a tendência de um átomo em atrair elétrons numa ligação química. Assim, deve ser considerada a camada de valência dos átomos de um determinado elemento no estado fundamental, e o elemento mais eletronegativo tende a ser aquele que possua, concomitantemente,
Desse modo, quanto menor o raio atômico, mais próximos estarão os elétrons da camada de valência em relação ao núcleo do átomo, pois maior a intensidade de atração dos prótons em relação a esses elétrons. Segundo essa afirmação, seria possível supor que o átomo de 1H seria o elemento mais eletronegativo, mas ele possui apenas 1 próton exercendo atração sobre o orbital "1s". Comparando-se com os átomos do elemento flúor, 9F, são 9 prótons exercendo atração sobre duas camadas de elétrons, ou seja, essa força de atração nos átomos de 9F é maior do que aquela nos átomos de 1H.
Pode-se afirmar, portanto, que raio atômico e eletronegatividade são propriedades períódicas inversamente proporcionais. Assim, os átomos do elemento frâncio, 87Fr, são os que possuem maior raio atômico e menor eletronegatividade. Contudo, ainda que os átomos do elemento hélio, 2He, possuam o menor raio atômico, o elemento mais eletronegativo é o flúor, 9F, pois a eletronegatividade demonstra a capacidade de atrair elétrons numa ligação química, e os gases nobres possuem sua respectivas camadas de valência completas.
Isso posto, entre as alternativas propostas, o elemento com 4 camadas eletrônicas (alternativa "e") terá menor eletronegatividade do que os demais que possuem apenas 2 camadas eletrônicas, pois seus átomos apresentarão maior raio atômico. Por sua vez, entre os elementos com 2 camadas eletrônicas, o que possui 9 elétrons (alternativa "d") apresentará 9 prótons e, portanto, esses 9 prótons exercerão maior atração sobre as 2 camadas do que aqueles átomos que possuem 3, 5 ou 6 prótons.
Observações:
1) Todo átomo é uma partícula eletricamente neutra (p = e) que permite a identificação de um elemento químico.
2) Orbital é a região de maior probabilidade de se encontrar um determinado elétron, sendo que cada orbital pode ocupar, no máximo, 2 elétrons.
3) O estado fundamental de um átomo corresponde à configuração eletrônica mais estável, de modo que os seus orbitais eletrônicos de maior energia somente contêm elétrons se os seus orbitais eletrônicos de menor energia já tiverem completos, ou seja, com 2 elétrons.
4) No estado excitado há movimento de 1 ou mais elétrons de um orbital eletrônico de menor energia para outro de maior energia. Essa "salto quântico" depende do ganho de energia, de modo que só perdura enquanto houver o estímulo energético. Assim, a tendência é o retorno ao estado fundamental (mais estável) com a emissão de energia "ganha", muitas vezes uma radiação na região do espectro visível, ou seja, pode-se identificar alguma coloração dependendo dessa quantidade de energia, o que permite a identificação de alguns elementos no "teste de chama".
5) Há algumas poucas substâncias em que gases nobres formam ligações químicas, especialmente os átomos dos elementos Xe e Kr. Recomendo a leitura das informações apresentadas no website http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/caracteristicas-dos-gases-nobres.htm.
6) Recomendo também a consulta das informações apresentadas no website http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/eletronegatividade.htm.
Espero que essas contribuições lhe sejam úteis!
Abraços,
André