O leite e o sangue são considerados misturas heterogêneas. Embora possam parecer homogêneos à primeira vista, quando observados de perto, suas partículas não estão totalmente uniformemente distribuídas, e eles podem apresentar fases distintas. Por exemplo, o leite tem gordura que pode se separar da parte aquosa, e o sangue tem células sanguíneas que estão suspensas no plasma.
Já o granito é uma rocha composta por diferentes minerais, como quartzo, feldspato e mica, que também apresenta uma distribuição não uniforme dos componentes. Portanto, o granito é classificado como uma mistura heterogênea.
Em resumo, o leite, o sangue e o granito são misturas heterogêneas.
Acrescentando a ótima resposta do professor Marcel. Os colóides são misturas homogênias com partículas ou ions muito grande (diâmetros entre 1 a 1000mm), sendo assim, é isso que o professor Marcel disse; a olho nú são misturas homogênias, mas no microspópio heterogênias, outros exemplos que podemos citar são: shampoo, neblina, gelatina na agua e creme de leite.
Diâmetros superiores a 1000mm são misturas com suspensão, como por exemplo, terra na agua e a fumaça de carvão (churrasco).
Uma questão bastante explorada em vestibular é a composição do granito e amálgama:
O granito é uma mistura composta por 4 minerais: feldspato, magnetita, mica e quartzo
O amálgama é uma mistura composta por 4 minerais: prata, estanho, cobre e mercúrio.