Foto de Niel B.
Niel há 10 anos
Enviada pelo
Site

O normal não seria 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 e 3d9?

Química: por que o cobre tem configuração eletrônica 4s1 3d10?
Química
4 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 6 meses

A configuração eletrônica do cobre é uma exceção interessante à regra geral do preenchimento dos orbitais. Normalmente, esperaríamos que a configuração eletrônica seguisse a ordem de preenchimento das energias dos orbitais, que seria 1s² 2s² 2p? 3s² 3p? 4s² 3d?. No entanto, o cobre tem a configuração eletrônica 1s² 2s² 2p? 3s² 3p? 3d¹? 4s¹.

A razão para essa exceção está relacionada à estabilidade adicional que um subnível d completamente preenchido (3d¹?) confere ao átomo. Ao promover um elétron do 4s para o 3d, o cobre consegue alcançar um estado de menor energia total. Isso se deve ao fato de que um subnível d completo é mais estável devido a efeitos de emparelhamento e simetria, chamados de estabilização de configuração eletrônica plena.

Portanto, ao invés de seguir a regra convencional para o preenchimento de orbitais, o cobre adota essa configuração eletrônica para alcançar maior estabilidade. Essa mudança cria uma situação em que o 3d é completamente preenchido (3d¹?) e o 4s é semi-preenchido (4s¹), resultando na configuração 4s¹ 3d¹?.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Robison S.
Respondeu há 10 anos
Contatar Robison
ola niel bohr tudo bem com vç ?" respondendo sua pergunta vamos la Há exceções a distribuição eletrônica . Elementos cuja distribuição terminam em D9 sofrem um "rearranjo" eletrônico. Como subníveis 4s e 3d, 5s e 4d têm quantidades de energia próximas, um eletron do subnivel s "pula" para o subnivel d (salto quântico) eixando o atomo mais estável. Ex: 29CU 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d9 4s1 3d10.sendo que isso so aconteçe quando ex Porque o subnível d possui cinco orbitais e cada orbital comporta no máximo 2 elétrons. Assim o subnível d estará estabilizado quando tiver dez elétrons( 2 em cada orbital) ou cinco(1 em cada orbital).

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Marcos F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 10 anos
Contatar Marcos
Olá Niel. Segundo o link http://www.reade.com/resources/referenceeducational/86-reade-reference-chart-chemical-elements-data/207-electron-configurations-of-the-elements-electron-configuration-elements-neutral-atoms-ground-state-neutral-gaseous-atoms-subshells- O Cobre (Cuprum) tem a seguinte distribuição: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s1 K L M N 2 8 18 1 Não é 4s2 pois pelo Diagrama de Linus Pauling o 3d vem antes do 4s, Ok ? Veja: http://www.profjoaoneto.com/quimicag/distribuicao2005.htm Saudações. Prof. Marcos Fattibene

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Douglas S.
Respondeu há 10 anos
Contatar Douglas
Olá, Alguns compostos não seguem a regra de distribuição proposta por Pauling. Exemplos: cobre, cromo, ouro e prata. Esses exemplos, entre outros menos comuns, devem ser estudados em particular, pois não seguem um padrão: apresentam algumas irregularidades na distribuição eletrônica. Abraços.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa