Onde é encontrado, e para que serve?
Pois estou procurando na Internet
E não consigo encontrar
NO é o óxido nitrico e serve para processos intra e extracelular.
Esse link vai te explicar bem https://www.mundoboaforma.com.br/oxido-nitrico-para-que-serve-beneficios-e-efeitos-colaterais/
Existem gases com nitrogênio em sua composição que podem ser nocivos à saúde humana e ao meio ambiente, como os óxidos nítrico e nitroso. O óxido nítrico (NO), também chamado de monóxido de nitrogênio é considerado uma das moléculas mais importantes da química da atmosfera.
Algumas fontes emissoras naturais são transformações microbianas e descargas elétricas na atmosfera (raios). São gerados também por fontes antropogênicas (de origem humana). A principal delas é a queima de combustíveis fósseis a elevadas temperaturas. Por esse motivo, a emissão destes gases ocorre na troposfera, que é a camada da atmosfera onde vivemos, mas estes são carregados facilmente para a estratosfera através do mecanismo de convecção. Ou seja, a superfície terrestre aquece as massas gasosas, que têm sua densidade reduzida e sobem para camadas atmosféricas superiores.
Processos de combustão tendem a emitir baixas concentrações de NO2 em relação aos valores de NO, mas ao entrar em contato com o oxigênio do ar, as moléculas de NO logo se convertem em NO2 e, por este motivo, as taxas de emissão são sempre calculadas considerando ambos os compostos como sendo apenas NO2.
Como é um Gás tóxico incolor, o óxido nítrico tende a se oxidar na atmosfera, formando o dióxido de nitrogênio (NO2).Assim como N2O, ele contribui para a degradação da camada de ozônio, já que o NO também reage com as moléculas de oxigênio, ozônio, além de radicais peróxidos.
O ozônio, o óxido nítrico (NO) e o dióxido de nitrogênio (NO2) se relacionam dentro de um equilíbrio de reações em que são formados e degradados naturalmente, porém as constantes emissões industriais e outros processos de combustão interferem no equilíbrio químico, fazendo com que essas reações produzam uma quantidade maior de ozônio troposférico do que a que seria naturalmente degradada.
Vale lembrar que o ozônio pode ser um mocinho quando está na estratosfera, absorvendo radiações que são prejudiciais ao ser humano, mas pode também ser vilão quando encontrado na troposfera, sendo altamente tóxico.