Olá Cláudia, bom dia! Como vai?
Uma vez que o primeiro elétron num orbital tem spin -1/2, se X, no estado fundamental, possui:
Assim, para que esse orbital possa adquirir o segundo elétron, os demais orbitais py (m = 0) e pz (m = + 1), devem, no estado fundamental, necessariamente possuir 1 elétron. Desse modo, a configuração eletrônica de X, no estado fundamental é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p4. Isso posto, X possui 16 elétrons no total e 6 elétrons na camada de valência, ou seja, representa-se o elemento por 16X, sabendo-se que se trata do elemento enxofre, 16S.
Por sua vez, se o elemento Y está localizado no grupo 1 e no 4º período da Classificação Periódica dos Elementos, então Y possui, no estado fundamental, 1 elétron no 4º nível eletrônico, sendo esse correspondente à sua camada de valência. Logo, a configuração eletrônica de Y, no estado fundamental é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1, ou seja, o elemento Y possui 19 elétrons no total, sendo representado por 19Y (correspondendo ao elemento potássio, 19K).
Desse modo, a ligação que se forma entre X e Y é do tipo iônica devido à interação eletrostática de suas camadas de valência, com a formação dos íons X2- e Y1+, ou seja, a fórmula iônica é Y2X.