Olá, Ótimo dia a todos, por gentileza necessito saber de forma simples a seguinte dúvida :
O sal de cozinha (cloreto de sódio ) em uma sipeeicie metálica (Ferro) facilita o precesso de oxidação pelo fato dele ser "SALGADO" ou seria apenas pelo fato dele "ABSORVER"a umidade do Ar ? Obrigado.
O sal de cozinha (cloreto de sódio) não facilita a oxidação do metal (ferro) devido ao fato de ser "SALGADO". Ele pode, no entanto, contribuir indiretamente para a oxidação por causa de sua capacidade de "ABSORVER" umidade do ar. A umidade é um fator chave na oxidação do metal, uma vez que proporciona o ambiente necessário para que ocorra a reação química que leva à formação de ferrugem. Portanto, o sal, ao absorver a umidade do ar, pode acelerar o processo de oxidação, mas isso ocorre principalmente por causa da umidade, não do sabor salgado.
Por ambos. O sal junto com a umidade forma íons que conduzem melhor os elétrons entre o oxigênio e o metal, acelerando o processo de oxidação.
Bom dia Alessandro. Vamos lá:
Para ocorrer corrosão galvânica, pecisamos ter metal - meio aquoso - Oxigênio.
O Cloreto de Sòdio (NaCl) isoladamente não causa corrosão. A corrosão do metal se deve a presença de Oxigênio do Ar e da umidade (meio aquoso).
Sucesso!!!!!!!!!!!!
O sal por si só não contribui para oxidação. POrém por ser hidroscópico, ele pode fornecer água e, desta forma, promover a oxidação do ferro.
Então, meu amigo, o que acontece nesse caso é: O sal de cozinha (cloreto de sódio) não é, em si, um facilitador direto da oxidação do ferro. Nesse caso, o sal pode acelerar o processo de oxidação do ferro quando ambos estão em contato com a umidade do ar. Isso ocorre devido a um processo chamado corrosão galvânica. Sendo assim, é apropriado pensar que o que o orre de fato seria o sal de cozinha não diretamente facilitar a oxidação, mas sim poder acelerar o processo quando o ferro, o sal e a umidade estão presentes em conjunto.