Olá, estou fazendo uma apresentação sobre pilhas e baterias e ao me deparar com a pilha de volta e de daniel, fiquei em dúvida de o porque as duas possuírem potenciais distintos. No caso da pilha de volta, composta e cobre, zinco e ácido sulfúrico, eu estou em dúvida de porque o hidrogênio agir como cátodo e não o cobre. No caso da pilha de daniel, temos também os sulfatos de cobre e zinco como eletrólitos separados e o potencial da célula é de 1,1V. Resumindo: A pilha de volta apresenta sais de sulfato de cobre e zinco decorrentes do ânion do ácido sulfúrico? Se sim, pq o hidrogênio sofre redução e não o cobre? E caso não haja a presença dos sais citados acima, qual a função do cobre?
Olá, Wilson
1. por que o hidrogênio sofre redução e não o cobre?
O cátion hidrogênio tem maior tendência a receber elétrons que a maioria dos metais e assim ficar com seu número de elétrons igual ao gás nobre Hélio.
2. E caso não haja a presença dos sais citados acima, qual a função do cobre?
Não entendi a pergunta, mas acredito que nenhuma, pois não caraterizaria uma pilha que precisa dos cátions para sofrerem redução e com isso fechar o circuito, ou seja fazer ocorrer movimento de elétrons e de íons na solução.
Abraço