Por que o raio atômico do se

Todos os professores, explicam apenas comparando o raio atômico entre elementos da mesma família ou período. Porém notei que o Al tem 3 camadas e o Se 4 e mesmo assim o Al tem o maior raio atômico.
Sei que provavelmente está relacionado a quantidade de prótons em relação aos elétrons. Mas não encontrei uma maneira de identificar sem consultar o raio de cada elemento.

Desde já, agradeço a ajuda.

Bruno Kleinpaul
Bruno
perguntou há 5 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
2 respostas
Professor Álvaro Wang
Respondeu há 5 meses


Boa noite Bruno, primeiramente parabéns pelo esforço de estudar até essa hora.
Segundamente, parabéns pela observação, muito perspicaz.

A razão pelo qual a gente estuda raio atomico apenas em relação à família ou ao grupo é porque começam a entrar tantas variáveis que fica extremamente difícil predizer, e se não dá pra predizer, não adianta muito estudar. Não é uma questão de preguiça, mas é que por mais que você explique, não tem como apresentar essa informação de maneira didática, limpa e sistemática. 

Por exemplo, mais pra frente nos estudos, voc3 aprende sobre o efeito da blindagem eletronica, carga nuclear efetiva, sem falar nos efeitos quânticos e dai se você começar a se aprofundar nas ciencias magicas de hogwarts (fisica) vc descobre que atomo sequer tem raio, ele tem distribuição da probabilidade. Dai a gente delimita 90% de probabilidade e diz que o atomo acabou ali. Isso tudo tem parte na explicação, elas demonstram que o modelo funciona, mas elas não ajudam tanto a formar um padrão sistemático que a gente possa explorar. 

Dai você entra nas exceções, do tipo, contração dos lantanideos, contração do bloco d, fora as exceções pontuais.

Dito isso tudo, voce trombou com uma das supostas exceções, e a leu com perfeição, em que os maiores efeitos que contribuem para essa distorção esquisita é que como o Al é mto mais leve que o Se, o maior número de protons puxa mais a nuvem eletrônica para si.

Isso significa que estudar raio atomico ou entender tabela periódica é perda de tempo? Não. Ainda assim conseguimos fazer predições que são absolutamente insanas de precisas sobre coisas que ninguém nunca viu.
E pra você ter uma ideia de quão poderosa essa ferramenta é, olhe este grafico

https://courses.lumenlearning.com/cheminter/chapter/periodic-trends-atomic-radius/

E veja a razão pela qual existem momentos em que os raios atomicos podem dar uma embaralhada segundo as nossas organizações, mas que no fim, ela tem sim uma regularidade absurda.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Professor Rogério Rossetti
Respondeu há 5 meses
Olá, Bruno
Na realidade o estudo da tabela periódica a nível médio tem por objetivo ver a variação das propriedades em termos gerais, mas as variáveis envolvidas nestas propriedades são muitas. Sendo assim as perguntas também envolvem conhecimentos gerais.
Por exemplo o elemento mais eletronegativo que a maioria dos elementos da tabela é o Hidrogênio localizado no grupo 1.
O flúor tem maior potencial de ionização que os seguintes gases nobres (Ar, Kr, Xe, Rn).

Professores particulares de Química

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.

Pergunte aos nossos professores