Quando água sanitária (hipoclorito de sódio, NaClO) é adicionada a uma solução de iodo, ocorre uma reação química que reduz o iodo elementar (I?) a íons iodeto (I?). Esse processo também envolve a oxidação do hipoclorito.
Podemos representar essa reação simplificada da seguinte forma:
Nesta reação, o hipoclorito () oxida o iodo (), fazendo com que ele se converta em íons iodeto (). Os íons iodeto são incolores em solução, o que explica a mudança de cor observada. Essa reação é um exemplo de como agentes oxidantes e redutores interagem para provocar mudanças em compostos químicos, alterando suas propriedades visíveis, como a cor.
A substância ativa no alvejante é hipoclorito de sódio (NaOCl). Ao adicionar o ácido CH3COOH ao hipoclorito libera o gás cloro (Cl2):
OCl- + Cl- + 2H3O+ Cl2 + 3H2O (1)
Na reação entre o iodeto e o hipoclorito de sódio em presença de ácido ocorreu a formação de iodo, que foi observado pela formação da cor marrom na solução, conforme:
ClO(aq) + 3I(aq) + 2H+(aq) I3(aq) + Cl(aq) + H2O(l)
Ao iniciar a titulação com o tiossulfato de sódio, a coloração mudou de marrom para amarelo claro, devido a maior concentração de cloro ativo, liberado sob ação de ácido diluído. Com a menor concentração de iodo, adicionou 1 mL da solução de amido, para complexar com o iodo, formando uma coloração azul clara, que se manteve até o ponto final da titulação. Quando todo o iodo foi consumido pelo tiossulfato, a solução apresentou uma coloração incolor, devido à formação do Na2S4O6