7. Como a titulação de um ácido monoprótico forte com uma base forte difere da titulação de um ácido monoprótico fraco com uma base forte em relação
(a) a quantidade de base necessária para atingir o ponto de equivalência;
(b) ao pH no inicio da titulação;
(c) ao pH no ponto de equivalência;
(d) ao pH no ligeiro excesso de base;
(e) à escolha do indicador para determinar o ponto de equivalência?
Boa noite Ladejane
Um ácido forte reage como uma base forte, praticamente em um só sentido:
HB +OH- ? H2O + B-, onde B- é a base conjugada do ácido HB, para um ácido forte, a concentração de HB é desprezível, quando se atinge o ponto de equivalência.
Mas no caso de um ácido fraco, a reação fica em um estado de equilíbrio:
HB +OH- ? H2O + B-, para um ácido fraco a concentração de HB ainda é significante, quando se atinge o ponto de equivalência.
a) Se for a mesma base que no caso do ácido forte, então será neessário a mesma quantidade de base. Pois basta que a quantidade de mols dos dois se equivalham.
b) Como o ácido é fraco, no início da titulação o pH será maior.
c) Como o ácido é fraco, no ponto de equivalência, o pH será também maior, ao invés de 7, no caso do ácido forte.
d) Nesse caso, para o ácido forte seria, seria como adicionar a uma base a uma solução aquosa de um sal, logo o pH seria bastante alto. Já no caso do ácido fraco, o pH não seria tão alto, pois esse ácido forma uma solução tampão, que "segura" as mudanças bruscas de pH.
Para dar uma resposta precisa, precisáriamos saber o pKa do ácido fraco e usarmos a equação de Handerson-Hasselbach. Mas como não temos, eu acredito que podemos afirmar que o pH seria menor, com o ligeiro excesso de base, para o exemplo do ácido fraco.
e) Para dar uma resposta precisa, precisáriamos saber o pKa do ácido fraco e usarmos a equação de Handerson-Hasselbach. Precisaríamos escolher um indicador que o ponto de virada seja próximo ao pH no ponto de equivalência. No caso de um ácido forte, qualquer indicador com ponto de virada próximo de 7 serviria.