Na primeira década do século XX, o químico alemão Fritz haber desenvolveu um método que permitiu a síntese industrial da amônia a partir de substâncias simples, conforme a reação: N2(g) + 3 H2(g) <-->2NH3(g) delta H= -92 kJ. a) explique por que o rendimento na conversão de N2 e H2 em NH3 é menor a 500°C que a 200°C.b) Explique porque, ainda que o rendimento em NH3 seja menor, é mais vantajoso para as indústrias realizar a síntese de amônia a altas temperaturas.
a)
Como o processo é exotérmico, quanto maior for a temperatura, menor será o rendimento, logo o rendimento é menor a 500ºC do que a 200ºC.
b)
Todo processo químico ocorre mais rápido a temperaturas mais elevadas, desta forma, mesmo com o rendimento menor, é muito mais vantajoso altas temperaturas porque o processo se torna muito mais rápido!