Na questão 79 da prova da UnB de 2015, afirma-se que a pressão osmótica da solução I (Polímero A) é superior à da solução II (Polímero B) e o gabarito da prova a tem como certa, porém no texto da questão há informação de que ambas possuem concentrações iguais. Se a pressão osmótica aumenta conforme o aumento da concentração da solução, por que essa afirmativa é verdadeira?
Amanda, eu procurei essa questão aqui e estou vendo que os polímeros apresentam massas molares diferentes e as concentrações são iguais, mas as concentrações estão em g/L. Realmente a pressão osmótica aumenta com a concentração, porém isso acontece quando utilizamos a relação pressão osmótica e concentração em mol/L.
Então:
Primeiro você precisa converter as concentrações em g/L para mol/L. Para isso, é necessário que você divida a concentração em g/L pela massa molar. E depois, finalmente, relacionar com a pressão osmótica.
Segundo, como o polímero B tem uma massa molar maior do que a massa molar do polímero A e as concentrações em g/L são iguais, na hora que você converter as concentrações em g/L para mol/L, você observará que o polímero A apresentará uma concentração em mol/L maior do que a concentração em mol/L do polímero B. Por isso que a pressão osmótica do polímero A é maior.
Qualquer dúvida é só retornar.