Olá, estou fazendo um seminário de Química com o tema de ''Armas Químicas já Usadas em Guerras''. No entanto, o tema mais especificamente do meu grupo ficou com a análise química das armas usadas na Primeira Guerra Mundial. Foi fácil encontrar a composição de certas substâncias (principalmente das bombas), mas não encontrei em lugar algum informações sobre a produção do gás fosgênio. Algum professor poderia explicar-me como tal gás tão perigoso foi feito? (Sei apenas que é relacionado à oxidação do clorofórmio)
O fosgênio pode ser produzido industrialmente a partir da reação de cloro e monóxido de carbono, através da passagem desses gases em um leito de carvão ativado, que é utilizado como catalisador.
CO (g) + Cl2(g) ? COCl2 (g)
A reação é exotérmica, com ?H = - 107,6 kJ/mol. Por isso, o reator deve resfriado para retirada do calor gerado durante sua produção. Sob radiação ultravioleta e na presença de oxigênio, o clorofórmio pode ser convertido em fosgênio. É matéria-prima para a produção de isocianatos, que são utilizados na síntese de poliuretanos, e também é matéria-prima para produção de policarbonatos.