Em química e física, os termos "cátodo" e "ânodo" são usados para descrever eletrodos em diferentes contextos, principalmente em células eletroquímicas e dispositivos eletrônicos. Aqui estão as definições e diferenças básicas:
Em dispositivos eletrônicos como diodos e tubos de vácuo:
Ânodo:
Resumindo: - O cátodo é sempre o lugar onde ocorre a redução. - O ânodo é sempre o lugar onde ocorre a oxidação. - A polaridade (positivo ou negativo) dos eletrodos depende do tipo de célula ou dispositivo.
Espero que isso ajude a esclarecer a diferença entre cátodo e ânodo! Se tiver mais dúvidas, sinta-se à vontade para perguntar.
Catodo e anodo são, repsectivamente, os polos onde ocorrem a redução e a oxidação em um sistema eletroquímico, porém em pilhas eles assumem polaridades diferentes de eletrólise.
Ótima pergunta! A diferença entre cátodo e ânodo é fundamental em muitos processos químicos e eletrônicos, especialmente quando falamos de eletrólise e baterias. Vamos entender cada um deles usando uma abordagem simples e intuitiva. O que é o Cátodo e o Ânodo? Cátodo e ânodo são os dois polos (ou eletrodos) de um dispositivo onde ocorre o movimento de cargas elétricas, como em uma bateria ou célula eletroquímica. Mas eles têm papéis diferentes, dependendo do contexto, ou seja, estamos falando de um processo de descarga (como em uma bateria que está alimentando um dispositivo) ou de um processo de carga (como quando recarregamos uma bateria). 1. No caso de uma bateria em uso (descarga): - Cátodo: é o polo positivo. Aqui é onde ocorre a redução, ou seja, os elétrons entram no cátodo (cátodo "recebe" elétrons). Você pode imaginar o cátodo como um porto de chegada de elétrons. - Ânodo: é o polo negativo. Aqui ocorre a oxidação, ou seja, é de onde os elétrons saem do ânodo. Ele é o ponto de partida dos elétrons, como se fosse uma estação de trem de onde os elétrons saem.
Olá, Ka, espero que esteja bem.
Sua dúvida é bem pontual e vou te dar o caminho para a resposta.
Cátodo e anôdo fazem parte de um sistema que recebe o nome de pilha. Na química esse sistema funciona com o fluxo de elétrons, os elétrons saem de um lugar, passam por um circuito e depois retornar ao lugar que partiram.
O início do caminho do elétron começa no anôdo, nesse anôdo existe uma grande concentração de elétrons, por isso, ele recebe um simbolo negativo. O elétron sai do ánodo passa pelo circuito e vai em direção ao catódo, esse catódo tem um sinal positivio e por isso atraí os elétrons.