A diferença entre os termos "nível de valência", "última camada" e "camada de valência" é sutil, mas importante em química.
Nível de Valência: Refere-se ao maior número quântico principal (n) que está presente nos elétrons de um átomo. Ele indica a camada mais externa onde os elétrons de valência estão localizados.
Última Camada: Este termo se refere à camada mais externa do átomo, ou seja, o nível mais alto de energia que contém elétrons. Isso é frequentemente utilizado em um sentido mais amplo, muitas vezes se referindo à distribuição geral dos elétrons em um átomo.
Camada de Valência: Refere-se especificamente à camada que contém os elétrons de valência (responsáveis por ligações químicas) de um átomo. Normalmente, isso inclui não apenas os elétrons da última camada, mas também os elétrons nas camadas internas que estão no mesmo nível de energia.
Dada a configuração eletrônica:
1s² 2s² 2p? 3s² 3p? 4s² 3d¹? 4p?
Vamos analisar os termos:
O maior número quântico principal aqui é 4, portanto, o nível de valência é 4. Os elétrons no nível de valência são aqueles que estão no nível 4 (4s e 4p).
Última Camada:
A última camada nesse exemplo é a camada 4, pois os elétrons na camada mais externa são 4s² e 4p?.
Camada de Valência:
Nesse exemplo, o átomo em questão tem 7 elétrons de valência: 2 do subsistema 4s e 5 do subsistema 4p.
Se você tiver mais perguntas ou precisar de mais detalhes, fique à vontade para perguntar!
No meu entendimento, todos esses termos que você se referiu dizem respeito a mesma coisa. Em química, a camada de valência é a última camada eletrônica (que recebe elétrons) para um átomo segundo a regra de distribuição eletrônica de Linus Pauling. No seu exemplo, o átomo em questão é o Germânio (nº atômico = 32) então, utilizando o diagrama de Linus Pauling conseguimos distribuir os elétrons por níveis de energia até chegar nos últimos 5 életrons disponíveis que ficarão na camada 4p5 (rigorosamente, "4" representa o nível de energia principal e "p" representa um subnível dentro do nível principal). Portanto, 4p5 é chamado de camada de valência que contém 5 elétrons de valência. Os fenômenos de químicos ocorrem devido à camada de valência e, em física, os fenômenos de condutores e isolantes têm relação com esses elétrons da camada de valência.