O Urânio é o elemento químico de maior número atômico encontrado naturalmente. Elementos químicos artificiais que possuem número atômico maior que 92 são denominados transurânicos. Um exemplo desses elementos é o Plutônio-238 (Z = 94) usado com material radioativo em bombas nucleares e que se desintegra emitindo particulas alfa.
Após a emissão de 4 particulas alfa, o Plutônio se transmuta em outro elemento químico M.
A) Qual o número atômico e de massa do elemento químico M? quais cálculos para chegar na resposta?
B) Qual o símbolo do elemento químico M?
Oi Susana,
Quando um elemento radioativo transmuta para outro, é preciso entender que somente se o número de prótons se alterar é que ele se tornará um outro elemento químico. Quando ele muda somente o número de nêutrons (ou de massa portanto e que é a soma dos seus prótons e nêutrons), ele permanece sendo o mesmo elemento, apesar de se tornar diferente, mais ou menos radioativo. Só as reações nucleares, ou seja, as que ocorrem no núcleo do átomo tem o poder de alterar um elemento químico a outro.
Há o decaimento alfa(perde partículas), o beta(perde patículas) e o gama(perde somente energia na forma de fótons). No alfa, o núcleo perde 2 prótons e 2 nêutrons, por isso o número de massa (A) de uma partícula alfa é 4 e seu número atômico (Z) é 2. Como no exercício há 4 perdas de partículas alfa, basta fazer a conta sobre o núcleo de Plutônio que tem 94 prótons e 238 de número de massa.
Por exemplo. Para o Amerício, Z(num atômico ou de protons)=95 e A(num massa)=243, se ele perder uma partícula alfa, 95 - 2 =93 e 243 - 4 = 239. Assim o elemento X terá z=93 e A=239. Algumas tabelas têm o número Z colocado em cima e à direita do símbolo do elemento e o A, embaixo e à direta, já outras tem as posições invertidas... siga o exemplo do seu livro ou exercício.
Se ele perdesse mais uma partícula alfa, subtrairia então 2 de 93 e 4 de 239 e assim sucessivamente a cada perda sucessiva de partículas alfa. Basta então subtrair do Plutônio Z=94 e A= 238, 4 vezes a patícula alfa(z=2 e A=4) e encontrará o elemento M.