A maioria das argilas tem uma composição bastante complexa que inclui sólidos covalentes ou sólidos iônicos, ou ainda uma mistura desses dois tipos. Elas são usadas na fabricação de peças de cerâmica, como vasos, panelas, telhas, tijolos refratários para a construção de fornos, etc. A composição das cerâmicas é bastante variada e inclui silicatos, óxidos, carbetos, nitretos e aluminatos [combinação de alumina, onde o cátion alumínio (A?l?³???) faz ligação com o ânion oxigênio (O?²???) a partir da atração eletrostática]. As cerâmicas são normalmente muito duras e quebradiças e resistem a altas temperaturas, à corrosão e ao desgaste provocado por condições climáticas adversas. (Fonte: Mortimer, Eduardo Fleury Química : ensino médio / Eduardo Fleury Mortimer, Andréa Horta Machado. -- 3. ed. -- São Paulo : Scipione, 2016) a) Determine a fórmula molecular do composto citado em texto: "onde o cátion alumínio (A?l?³???) faz ligação com o ânion oxigênio (O?²???) a partir da atração eletrostática" * b) Embora a composição da cerâmica seja bastante variada, suas propriedades se assemelham predominantemente à um dos três tipos de ligação (iônica, covalente ou metálica). Indique qual é e explique. *
Olá, Júnior
a) Para criar as fórmulas dos sais, você precisa combinar o cátion e o ânion multiplicando as cargas de maneira inversa para que o composto final fique com carga zero.
Como o íon alumínio (Al3+) apresenta 3 cargas positivas e o íon oxigênio (O2-) apresenta 2 cargas negativas, são necessários 2 Al3+ e 3 O2- para se formar o composto neutro Al2O3 (óxido de alumínio).
b) Dado o composto mencionado, as ligações iônicas predominam no material, pois ocorrem a partir da interação eletrostática entre íons (cátions e ânions).