Foto de Diego P.
Diego há 7 anos
Enviada pelo
Site

Quimica aplicada

A união entre o cátion X3+ monoatômico e o ânion Y1- monoatômico indica que a ligação entre eles é do tipo: Metálica e covalente. Metálica e iônica. Covalente. Metálica.
Química
2 respostas
Professor Álvaro W.
Respondeu há 7 anos
Contatar Álvaro
Bom dia Diego, tudo bom? Geralmente a atração entre dois ions gera a ligação iônica, mas dependendo do tamanho dos ions e suas diferenças de eletronegatividade podemos ter cada vez mais um carater covalente. Dado o que expliquei e as opções dadas eu teria que marcar covalente, pois, por exemplo, a junção de um cation H+ e anion Cl- dá o composto molecular HCl. Ou usando as valencias da questão AlCl3, um composto que tá no limite da definição entre ionica e covalente. A metálica jamais seria pois ela é a junção de cátions metálicos e mesmo quando voce pensa em ligas ou impurezas são com outros cátions, sem ânions. Espero ter ajudado e bons estudos!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Rogério R.
Respondeu há 7 anos
Contatar Rogério
Olá, Diego Caso ache esta a melhor resposta, marque com tal e ficarei muito agradecido. Abraço Existem dois critérios para verificar se uma ligação é iônica. 1. cátion metálico com ânion ametálico ligação iônica, nesse caso o composto citado seria iônico. 2. A diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7. Se o cátion[ X^3+] fosse o Alumínio com eletronegatividade igual a 1,5 e o ânion [Y^1-] o Cloro com eletronegatividade igual a 3,0 a diferença será igual a 1,5, logo menor que 1,7 e a ligação será covalente. O mais importante não é definir se ele deva ser colocado no grupo dos compostos iônicos ou dos moleculares em virtude da divergência que resulta da utilização dos dois critérios, mas sim perceber-se que, face a essa divergência, devemos considerar a substância numa situação intermediária a dois modelos. Em outras palavras, não o caracteriza nem como um composto iônico típico, nem como um composto molecular típico.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa