Foto de Marcelo C.
Marcelo há 9 anos
Enviada pelo
Site

Química Orgânica

Todo composto orgânico tem carbono,mas nem todo composto que tem carbono(como o CO2) é orgânico,então,como definir quando um composto será ou não orgânico,sabendo que a definição antiga(composto orgânico é todo aquele sintetizado por seres vivos)também está ultrapassada?
Química Química Orgânica
4 respostas
Professor João P.
Respondeu há 9 anos
Contatar João Gustavo
Acredito que toda regra há suas exceções. Diz que os compostos orgânicos apresentam carbono em sua composição apenas como uma forma mais didática de se ensinar. A definição exata de composto orgânico é mais profunda e complexa do que simplesmente a presença ou não de um elemento. Compostos orgânicos, para mim, em uma visão também mais geral, seria compostos que apresentam carbono e hidrogênio. Nos dias de hoje separa-se por compostos orgânicos naturais (sintetizado por seres vivos) e os artificiais/sintéticos (exemplo: plástico).

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Jacinto G.
Respondeu há 9 anos
Contatar Jacinto
A definição engloba para além de carbono, outros átomos como oxigénio, hidrogénio, nitrogénio etc... compostos orgânicos majoritários são compostos por carbono, hidrogénio e oxigénio.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Andre P.
Respondeu há 8 anos
Contatar Andre
Em 1845, Adolphe Wilhelm Hermann Kolbe sintetizou pela primeira vez um composto orgânico a partir de seus elementos químicos. Sintetizou então o ácido acético (vinagre). Desta época em diante, os químicos acreditavam que qualquer outro composto orgânico poderia ser sintetizado. A ideia de que todo composto orgânico vinha de seres vivos, foi abandonada. Friedrich August Kekulé, em 1858 propôs um novo conceito para Química Orgânica, utilizado até hoje. “ Química Orgânica é a parte da Química que estuda os compostos que contém carbono.” Se a Química Orgânica estuda os compostos com carbono, a Química Inorgânica estuda os demais compostos, em geral minérios. Nem toda substância que contém carbono é parte da Química Orgânica. Há algumas exceções, porque apesar de conter carbono, tem comportamento de uma substância inorgânica. São eles: C(grafite), C(diamante), CO, CO2, HCN, H2CO3, Na2CO3. Os compostos orgânicos são, na sua maioria, formados por C, H, O e N. estes átomos são chamados de elementos organógenos. Os átomos diferentes do carbono, em uma substância orgânica, são chamados de heteroátomos.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor João R.
Respondeu há 2 anos
Contatar João Gabriel

Atualmente, a definição mais aceita para compostos orgânicos é que eles são compostos que contêm carbono e hidrogênio, e podem conter outros elementos, como oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo, entre outros. Além disso, compostos orgânicos são caracterizados pela presença de ligações covalentes carbono-carbono e/ou carbono-hidrogênio.

Dessa forma, o dióxido de carbono (CO2) que, embora contenha carbono, não é considerado um composto orgânico porque não contém hidrogênio e não possui ligações covalentes carbono-hidrogênio ou carbono-carbono.

Ou seja, para definir se um composto é orgânico ou não, deve-se observar se ele contém carbono e hidrogênio, e se possui ligações covalentes carbono-carbono e/ou carbono-hidrogênio.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa