Quimica organica tecnico

A adrenalina e um hormônio produzido pelas glândulas supra-renais durante o estresse ou situações emocionantes. este hormônio poderoso apresenta-se como um pó branco cristalino, com ponto de fusão 219 *c
já a serotonina é considerado como a molécula do bom humor. este composto também e um solido branco que possui temperatura de fusão 121 *c

discuta a diferença na temperatura de fusão dessas substancias?

Thais L.
Thais
perguntou há 4 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
2 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor José D.
Respondeu há 4 meses
Melhor resposta
Melhor resposta escolhida pelo autor da dúvida
Ambos os compostos são formados por moléculas orgânicas, com massas molares próximas (183g/mol e 176g/mol, respectivamente), fórmulas moleculares parecidas, assim como estruturas moleculares parecidas.

Até aqui citamos apenas similaridades. A significativa diferença na temperatura de fusão se dá pelo tipo de interação intermolecular predominante em cada um dos compostos. Enquanto a Adrenalina possui 3 grupos hidroxila na parte externa da molécula, a Serotonina possui apenas um. O tipo de interação intermolecular é um fator predominante em propriedades como o ponto de fusão. Quanto mais intensa for um atração intermolecular, maior será o ponto de fusão.

A ligação de hidrogênio ocorre quando hidrogênios são ligados a um átomo de alta eletronegatividade e de raio atômico curto (Nitrogênio, Oxigênio ou Flúor) dentro de um composto. A exposição da carga positiva em cada um dos hidrogênios é fortemente atraída pela concentração de carga negativa nos átomos de N, O ou F. A ligação de hidrogênio é a força intermolecular mais intensa que conhecemos.

Esta aproximação mais forte necessita de mais energia para que as moléculas possam fluir especialmente entre si, formando um fluido. Ou seja, a temperatura para que o composto alcance o estado líquido (fusão) é maior. E este é o caso da Adrenalina em relação à Serotonina.
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor José C.
Respondeu há 4 meses
As propriedades fisico-químicas, como ponto de fusão, ebulição e solubilidade estão ligadas às forças intermoleculares e à massa molecular. Nesse caso, a adrenalina aparesenta 4 grupos responsáveis por promovem ligações de hidrogênio entre si e com a água (o que aumenta sua solubilidade). Já a serotonina apresenta apenas três grupos (hidroxila -OH e amino -NH2). Dessa maneira, maior será a forla de interação para a adrenalina e, consequentemente, maior será o ponto de fusão, em relação à serotonina.

Professores particulares de Química

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
Jacareí / SP
Graduação: Licenciatura em Química (IFSP - Instituto Federal de São Paulo)
Química para ENEM Química Analítica Química Orgânica Físico-Química Técnico em Química Química Geral Química Inorgânica
Técnico e cursando Licenciatura em Química, com um ano de experiência em aulas particulares. Vamos aprender química juntos? Estou te aguardando!
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor José D. Whatsapp do professor José D. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
2 avaliações
Niterói / RJ
Mestrado: Engenharia de Materiais e Processos Químicos e Metalúrgicos (PUC - Rio)
Química - Toda área
Profissional graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Piauí e especialista em Engenharia Submarina pela Universidade Católica de Petrópolis. Possui experiência na área industrial pela empresa Ar Você Refrigerações, onde foi o engenheiro responsável pela supervisão de execução de ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 80 / aula
Conversar Whatsapp do professor Francisco J. Whatsapp do professor Francisco J. WhatsApp
Responde em 20 h e 20 min

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa