Radiação?

Química
Diz-se que,quando um átomo emite partículas alfa,ele também emite radiação gama.Sendo assim,aquele equipamento de proteção que o paciente usa para fazer exame de raio-X é um equipamento para barrar as partículas alfa e permitir apenas o avanço da radiação gama?
Foto de Marcelo C.
Marcelo perguntou há 6 anos
3 respostas
Professor Arthur S.
Respondeu há 6 anos
Contatar Arthur
Na realidade, nem um e nem outro. Os raios-X são um tipo de radiação diferente da radiação Alfa e da radiação Gama. Essas duas últimas tem origem no núcleo atômico a partir de decaimentos radioativos. Quando se fala de "Radioatividade", se está falando justamente desse tipo de radiação que tem origem nuclear (daí o nome Física Nuclear). Já os raios-X são radiação eletromagnética originada pela desaceleração de elétrons de alta energia. Quando uma partícula carregada sofre uma força e, por conseguinte, uma aceleração (ou desaceleração), ela emite energia na forma de radiação eletromagnética. Se essa energia for alta o suficiente, o resultado será radiação em raios-X (que está na faixa do ultravioleta, sendo, portanto, invisível). A proteção usada nos exames de raios-X é contra os próprios raios-X, pois esses são nocivos caso a exposição a eles seja prolongada.

Envie uma dúvida e receba resposta imediata

Respostas da IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Eduardo M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 anos
Contatar Eduardo
Das várias ondas eletromagnéticas (radiação gama, raios-X, microondas, luz visível, etc), apenas os raios gama são emitidos pelos núcleos atômicos. As radiações Alfa, Beta e Gama possuem diferentes poderes de penetração, isto é, diferentes capacidades para atravessar os materiais. Os raios-X e os raios gama são extremamente penetrantes, sendo detido somente por uma parede de concreto ou metal e têm altíssima velocidade. Os raios-X ,que não vêm do centro dos átomos, como os raios Gama, obtém-se por uma máquina que acelera elétrons e os faz colidir contra uma placa de chumbo, ou outro material. Na colisão, os elétrons perdem a energia cinética, ocorrendo uma transformação em calor (quase a totalidade) e um pouco de raios-X. Estes raios interessantes atravessam corpos que, para a luz habitual, são opacos. O expoente de absorção deles é proporcional à densidade da substância. Por isso, com o auxílio dos raios X é possível obter uma fotografia dos órgãos internos do homem. Nestas fotografias, distinguem-se bem os ossos do esqueleto e detectam-se diferentes deformações dos tecidos brandos. Segundo exposto, podemos verificar que os raios-x são emissões diferentes das emissões alfas e gamas.
Professor Rogério R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 anos
Contatar Rogério
Olá, Marcelo Qualquer radiação pode ser contida se o material usado for muito denso, tendo um alto grau de absorção. Neste caso o chumbo, usado para barrar os raios X é um metal de alta densidade e pode absorver ao raios X quando for feito com uma espessura adequada. Abraço
Tenha sua atividade, tarefa, lista de exercícios, ou projeto resolvida por um professor especialista
Você define o prazo
Interação com o professor por chat
Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar tarefa

Envie suas dúvidas pelo App