Atendendo à localização dos elementos potássio, oxigénio e nitrogénio na Tabela Periódica indique, justificando, qual destes elementos possui maior raio atómico e qual deles possui maior energia de ionização.
O raio atômico (r) é a metade da distância (d) entre dois núcleos de átomos vizinhos. Neste caso, considera-se o átomo como uma esfera. Então, de modo mais completo, podemos definir que o raio atômico (r) de um elemento é a metade da distância (d) internuclear mínima na qual dois átomos desse elemento podem estar, sem estarem ligados quimicamente. Utilizamos dois átomos não ligados, pois a medida do raio de um átomo isolado não pode ser feita com precisão, uma vez que a eletrosfera não tem um limite determinado.
Para realizar esta medida faz-se com que um feixe de raios-X atravesse a amostra de um material feito de átomos ou íons de um único elemento químico, sofrendo então um desvio. A imagem registrada sobre uma chapa fotográfica mostra a posição dos núcleos dos átomos e a distância (d) entre eles. Desse modo, é só dividir por dois este valor, que encontraremos o raio atômico deste elemento.
Raio atômico: K>N>O
O potássio tem maior energia de ionização, ou seja, é mais dificil retirar um eletron.
Cleton, por terem poucos prótons e elétrons, o oxigenio e nitrogenio tem pequenos raios com alta energia de ionização
já o Potássio está na lateral esquerda, onde os prótons do nucleo apresentam grande atração e portanto, baixa energia de ionização
Portanto o maior raio será do potássio K e a maior energia será do oxigênio O
Bom dia Bruno, segue a explicação, verifique se ficou claro:
Os elementos quimicos dispostos na Tabela Periódica, estão disposto, conforme suas características, o raio atômico e a energia de ionização estão relacionados entre si.
Na tabela periódica, o raio atômico aumenta de cima para baixo e da direita para a esquerda.
Isso acontece porque em uma mesma família (coluna), as camadas eletrônicas vão aumentando conforme se desce uma “casa” e, consequentemente, o raio atômico aumenta. Em um mesmo período (linha), o número de camadas eletrônicas é o mesmo, mas a quantidade de elétrons vai aumentando da esquerda para a direita e, com isso, a atração pelo núcleo aumenta, diminuindo o tamanho do átomo.
Energia ou potencial de ionização: é a energia mínima necessária para remover um elétron de um átomo ou íon no estado gasoso.
Quanto maior o raio atômico, mais afastados do núcleo os elétrons da camada de valência estarão, a força de atração entre eles será menor e, consequentemente, menor será a energia necessária para retirar esses elétrons e vice-versa.
Com isso, podemos dizer que:
O elemento K(Potássio) possui maior raio atômico, cosequentemente a menor energia de ionização.
O elemento O(Oxigênio) possui o menor raio aômico e consequentemente a maior energia de ionização.
Espero ter ajudado.