Considere que a molécula de etileno tenha sido extraída em laboratório e modificada
estruturalmente com o objetivo de se tornar reagente para reações orgânicas de adição
Nessa transformação a molécula de etileno tornou-se:
Os radicais que você irá utilizar na nova molécula. R1=H , R2=Etil , R3=H , R4= Propil com isso contrua a nova molécula e equacione a reação de hidratação dessa molécula e indique a
função orgânica do produto.
Primeiro precisamos montar a molécula de etileno modificada.
Imagem do etileno com os radicais (R1, R2, R3 e R4)
Como comando da questão, no radical 1 (R1), teremos a ligação de 1 hidrogênio, no radical 2, teremos a ligação de um ETIL (2 carbonos). No radical 3 teremos um hidrogênio novamente e, no radical 4, teremos um PROPIL (3 carbonos) ligando-se.
A reação de hidratação do etileno, neste caso, segue a regra de Markovnikov, ocorrendo em um meio ácido. (simplificadamente, o hidrogênio se liga ao carbono MAIS hidrogenado, e a hidroxila se liga ao carbono menos hidrogenado) - escrevemos a molécula de água desta forma: H-OH para visualizarmos melhor. A hidratação consiste, então, em adicionar uma molécula de água a um composto orgânico insaturado, que faz dupla ligação. Ao entrar o hidrogênio no carbono mais hidrogenado e a hidroxila no carbono menos hidrogenado da molécula, a ligação dupla deixa de existir.
No entanto, percebemos que não faz diferença prática para a regra de markovnikov onde ligaremos o H e o OH, pois ambos os carbonos possuem apenas 1 hidrogênio ligado a eles.
OBS: sugiro que desenhe a molécula e substitua os grupos da forma como está representado na imagem acima e, além disso, retire a ligação dupla. Em seguida, você irá visualizar como ficou a molécula final.
Assim, ficaríamos com uma molécula final com 7 carbonos, sem dupla ligação, com a hidroxila ligada ao carbono 3 ou 4.
Além disso, a molécula pertence à função orgânica ÁLCOOL (a hidroxila ligada a um carbono saturado).
Espero ter ajudado