Foto de Adriano S.
Adriano há 8 anos
Enviada pelo
Site

Reação do gás cloro em água.


Queria entender como e porque o gás cloro dissolvido em água gera o Ácido clorídrico e o Ácido hipocloroso como na equação abaixo:

Cl2 + H2O <-> HCl + HClO

Quem souber responder ficarei muito grato.

Química Ensino Médio Estudo dos gases
2 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 10 meses

O gás cloro (Cl?) ao ser dissolvido em água reage, formando ácido clorídrico (HCl) e ácido hipocloroso (HClO). Este é um exemplo de reação de hidrólise. Vamos entender como e por que essa reação ocorre:

  1. Forma de Cloro em Água: Quando o cloro é deixado em água, ele se dissolve formando um equilíbrio entre o cloro molecular dissolvido e os produtos da reação.

  2. Reação de Hidrólise: A reação ocorre da seguinte forma:

Cl? (g) + H?O (l) ? HCl (aq) + HClO (aq)

Neste equilíbrio, uma molécula de cloro reage com uma molécula de água. Um dos átomos de cloro se transforma em íon cloreto (Cl?) no ácido clorídrico, enquanto o outro se oxida quando forma ácido hipocloroso.

  1. Acidez e Efeito Desinfetante:
  2. O ácido clorídrico (HCl) aumenta a acidez da solução.
  3. O ácido hipocloroso (HClO) é um agente oxidante e desinfetante eficaz, o que é uma das razões pelas quais o cloro é usado em piscinas e para a purificação de água potável.

  4. Mecanismo de Reação: A molécula de cloro retira elétrons de uma molécula de água para formar ácido clorídrico e ácido hipocloroso. Isso segue a tendência química dos halogênios de se hidrólisarem, formando ácidos hipohalosos em meio aquoso.

Essa reação é um exemplo clássico de uma reação de desproporcionação, onde o cloro elementar (em estado de oxidação 0) ao mesmo tempo é oxidado (formando HClO, estado de oxidação +1) e reduzido (formando HCl, estado de oxidação -1).

Espero que isso tenha esclarecido a sua dúvida! Se precisar de mais informações, sinta-se à vontade para perguntar.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .

Envie sua pergunta

Professor Kelvin O.
Respondeu há 8 anos
Contatar Kelvin
Olá Adriano. Existem dois fenômenos que são utilizados pra descrever a absorção do gás cloro em água, são eles difusão e solubilidade. A partir de estudo cinético do mecanismo dessa reação de hidrólise partindo de dados de concentração do ácido formado e condutividade da reação, a ideia proposta foi de que o Cl2(o qual possui ligação de caráter covalente) reage com o íon OH- , o qual é originário do equilíbrio de dissociação da água, logo, temos: H2O(l) <-> H+(aq) + OH-(aq) Cl2(g) + OH-(aq) <-> HOCl(aq) + Cl-(aq) Portanto, a equação global fica: Cl2(g) + H2O(l) <-> HOCl(aq) + H+(aq) + Cl-(aq) Note que eu mantive a representação entre H+ e Cl- separadas, o HCl é um ácido muito forte(pKa=-7), logo, em meio aquoso ele estará completamente ionizado. Óbvio que existem outros fatores ocorrendo. Como a dissociação do ácido hipocloroso(pKa=7.53) e a saturação da solução com ácido clorídrico, pois a concentração máxima de ácido em meio aquoso é 37%, a partir disso o meio desprenderá HCl gasoso, lembre-se que todos são equilíbrios. Cuidado ao utilizar como notação o cloro com carga parcial positiva, pois a menos que ele esteja estabilizado por algo muito eletronegativo(OCl- por exemplo), ele é pouco estável. Ref.: J Solution Chem, Vol 15, No. 10, 1986 J. Am. Chem. Soc., 1946, 68 (9), pp 1692–1694 Lab Manual for Zumdahl/Zumdahl’s Chemistry, 6th (Apêndice 5) Bons estudos.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar