O óleo diesel é uma mistura de hidrocarbonetos de 13 a 18 carbonos em sua estrutura. Em sua composição estarão presentes hidrocarbonetos parafínicos, naftênicos e aromáticos, bem como compostos nitrogenados e oxigenados como impurezas.
Assim, como o óleo diesel bruto pode conter substâncias carregadas de átomos de enxofre (S) e nitrogênio (N), será necessário submetê-lo a um processo de purificação. Em geral, esse processo consiste em uma reação com hidrogênio a alta pressão.
No caso em questão, como o problema diz que, no esgotamento do tanque de óleo diesel, haverá pulverização de ácido acético, o que acontecerá é que o mesmo irá reagir com os compostos sulfurados e nitrogenados, seguindo o princípio básico da química que nos ensina que "semelhante dissolve semelhante"; Ou seja, como os compostos contendo S e N são polares e o ácido acético também é polar, haverá afinidade entre eles de modo que a reação estará facilitada.
Após a reação haverá formação de um produto final contendo óleo diesel agora mais rico em hidrogênio (livre de S e de N), exibindo comportamento mais solvente de sujeiras que o óleo diesel original.
Mal comparando, é como se ele fosse mais próximo de um querosene e, sabidamente, o querosene é mais capaz de limpar uma superfície do que o óleo diesel tradicional. Por isso, foi perfeito para a limpeza do tanque de esgotamento de óleo diesel.
Espero ter respondido com clareza!
Abraços cordiais,
Prof. Sílvio Diniz
(Engenheiro Químico - Mestrado Unicamp).