O metano é um composto que reage sob condições vigorosas com halogênios. Observando-se o comportamento de reações entre moléculas de metano com moléculas de um tipo de halogênio - bromo, cloro, flúor e iodo, respectivamente – sob aquecimento e na presença de luz, é correto afirmar que:
a)o I2 é o que possui maior tendência para reagir.
b)ocorrem reações via radical livre.
c)o meio reacional ficará menos ácido com o andamento das reações.
d)o alcano será transformado em alcino.
e)serão formados haloalcanos isoméricos.
A) Incorreto: o I2 possui a menor tendência a reagir, enquanto o F2 possui a maior, cuja reação se dá de forma explosiva.
B) Correto: com ação de luz ou calor, ocorre a quebra homolítica da ligação presente nas moléculas dos halogênios. Essa quebra irá gerar radicais de halogênios que irão propagar a reação e, de forma também radicalar, um hidrogênio do metano irá reagir com o halogênio radicalar livre. Em seguida, o CH3 radicalar livre irá, enfim, reagir com outro halogênio radicalar livre. As reações desse tipo envolvem uma série de produtos formados via reação radicalar, até que todos os radicais livres começem a se unir e formem distintos produtos, finalizando a reação.
C) Incorreto: Ocorre a formação de compostos ácidos no meio reacional (como a formação de HX, em que X é o halogênio proveniente das reações radicalares citadas acima)
D) Incorreto: Não é possível formar um alcino neste tipo de reação, visto que o metano possui apenas um carbono.
E) Incorreto: Não é possível a formação de haloalcanos isoméricos nas reações de susbtituição entre metano e halogênios.