Se a molécula do íon amônio (NH4+) é apolar , como que o tipo de ligação intermolecular dele é ligação de hidrogênio? Não deveria ser dipolo-induzido por ser apolar? A ligação de hidrogênio pode ser feita por molécula apolar?
A NH4 não é apoiar, é um ion e as interações são do tipo eletrostática.
O amônio é um íon, então a discussão de polaridade não cabe. Acerca da interação ou força intermolecular que ele pode realizar
é a íon-dipolo, em que o íon interage ou é atraído pela extremidade ou região polar de outra molécula. A interação íon-dipolo é muito comum
em dissolução de sais, por exemplo, numa solução de NaCl, os cátions Na+ são atraídos para extremidade negativa(polar) da molécula
de água, enquanto os ânions de CL- são atraídos para extremidade positiva(apolar).
Obs: Polaridade discute-se em moléculas e ligações covalentes.
Para conseguir enteder isso, primeiro precisamos considerar em qual estado está o íon NH4+. Por ser um íon, o NH4+ vai ser encontrado em duas formas: a primeira é na forma sólida como um sal; a segunda é dissolvido em algum solvente, como a água, em que a gente vai ter uma solução de íons NH4+.
Se ele estiver no estado sólido, ou seja, na forma de um sal (NH4Cl, por exemplo), o que vai manter a estrutura do sal unida são as interações eletrostáticas de atração entre os cátions (NH4+, neste caso) e os ânions (Cl-, neste caso). As cargas opostas dos íons são responsáveis por essas interações de atração na estrutura sólida do sal.
Agora, Considerando que o íon NH4+ esteja em uma solução aquosa, as moléculas de água vão formar ligações de hidrogênio com os íons NH4+. Essas interações ocorrem quando átomos muito eletronegativos, como o nitrogênio e o oxigênio, estão envolvidos em ligações bem polarizadas. Mas como isso acontece? Apesar do íon NH4+ não possuir um momento de dipolo resultante por causa da sua geometria, as ligações N-H são bastante polarizadas, sendo que os átomos de H nessas ligações possuem uma polarização positiva. Assim, os átomos de oxigênio das moléculas de água, os quais tem uma polarização mais negativa, interagem com esses átomos de hidrogênio dos íons NH4+, os quais tem uma polarização positiva. Essa interação de polarizações de cargas opostas é o que forma as ligações de hidrogênio observadas no íon NH4+ em solução aquosa.
Agora uma última observação: o NH4+, apesar de ser um íon, é um composto apolar quando levamos em consideração a questão do momento de dipolo. As ligações N-H no íon NH4+ são bem polares, mas a geometria tetraédrica do íon provoca um "cancelamente" entre esses momentos de dipolo das ligações, tornando o íon NH4+ apolar. É importante lembrar que um composto ser polar ou apolar não tem a ver com carga de íons, mas sim com a o momento de dipolo resultante dos momentos de dipolo das ligações presentes no composto.
Espero que tenha conseguido tirar sua dúvida.
A NH4 não é apolar, é um ion e as interações são eletrostática. e pontuando que questoes sobre polar e apolar a gente olha quando é ligaçoes covalentes.
Boa tarde, a ligação de Hidrogênio é um tipo de interação intermolecular que ocorre quando o hidrogênio está diretamente ligado aos átomos de Oxigênio, Flúor ou Nitrogênio. Portanto, o íon amônio mesmo sendo apolar realiza a ligação de hidrogênio, para essa conclusão deve-se tomar como base as interações e a estrutura molecular.
-H ---- N ---- H
|
H
Pelo desenho, perceba que o Nitrogênio está diretamete ligado ao Hidrogênio. Para realizar os desenhos das móleculas é necessário pensar na sua carga, distribuição eletrônica e a regra do octeto(lembrando que existem exceções a regra do oceteto) .