Soluções-tampão: importância e aplicações . Explore o conceito e sua composição.
Samela,
boa tarde! Este é um tema tão fascinante quanto vasto, podemos escrever um livro inteiro sobre este tema. Respondendo de forma bem resumida, a característica fundamental de uma solução-tampão é a regulação de pH, ou seja, a minimização da variação de pH através do deslocamento de equilíbrio (Princípio de Le Chatelier) entre seus componentes. Os sistemas tamponantes são importantíssimos tanto na escala planetária, como no equilíbrio ácido-base entre a atmosfera e os oceanos, quanto na escala bioquímica.
Quanto ao primeiro caso, é fundamental citar o fenômeno da acidificação dos oceanos. As emissões massivas de gás carbônico geradas pela queima de combustíveis fósseis interfere no equilíbrio entre atmosfera e oceano, aumentando a concentração de CO2 dissolvido, o que aumenta a concentração dos íons H+ por deslocamento de equilíbrio. Com isso, o pH dos oceanos está caindo lentamente, ficando cada vez mais próximo da neutralidade (lembre-se de que as águas oceânicas são alcalinas). Essa redução paulatina de pH pode agravar ainda mais o problema do efeito estufa porque, quanto mais próximo do pH neutro, menor a capacidade que os oceanos terão em fixar carbono, retirando-o da atmosfera.
No corpo humano, temos a regulação de pH a partir do sistema CO2/HCO3-/CO32- (gás carbônico/bicarbonato/carbonato), do sistema formado pelos íons H2PO4-/HPO42- (dihidrogenofosfato/hidrogenofosfato), espécies relacionadas ao íon fosfato, presente na composição dos ossos, dos dentes e de diversos compostos como o ATP. As proteínas também participam desta grande rede de regulação de pH em função do caráter ácido ou básico dos grupos R presentes em todos os aminoácidos.
Samela, espero que essa síntese tenha ajudado.
Um abração,
Marcos Paulo