O coeficiente de solubilidade seria o valor que eu consigo solubilizar ,em certa quantidade de solvente a uma temperatura ?
A solução saturada seria o máximo que a solução aguenta , sem ficar corpo de fundo ?
A solução supersaturada seria uma solução que eu ultrapassei o máximo de soluto , e ficou corpo de fundo ?
Oi Samela, tudo bom?
As soluções são misturas homogêneas que se formam quando uma substância se dispersa uniformemente em outra substância. Uma solução é saturada quando está em equilíbrio com o soluto não dissolvido, se for adicionado mais soluto a uma solução saturada, ele não vai se dissolver.
A quantidade de soluto necessária para formar uma solução saturada em uma certa quantidade de solvente é definida pela solubilidade desse soluto, ou seja, o coeficiente de solubilidade, ou simplesmente solubilidade, indica a quantidade máxima de uma substância que é capaz de se dissolver numa certa quantidade de um solvente, geralmente água, a uma determinada temperatura e pressão.
Se dissolvermos uma quantidade menor do que a necessária para formar a solução saturada, a solução se torna insaturada. Sob condições adequadas é possível formar soluções com maior quantidade de soluto que o necessário para formar uma solução saturada, essas são as soluções supersaturadas.
Espero ter ajudado! :)
Imagine que você adiciona sal de cozinha (cloreto de sódio) em um copo de água. Se você colocar pouco, o sal irá se dissolver. Porém, se você começar colocar cada vez mais gradativamente, não será mais possivel dissolver aquela quantidade de sal naquele copo de água. A quantidade máxima de sal que você consegue diluir na água é o coeficiente de solubilidade. Se ultrapassar esse coeficiente, o sal vai se acumular no fundo da xicara (corpo de fundo). Quando há a formação do corpo de fundo (o sal não dissolvido que fica no fundo do copo), dizemos que a solução está saturada. Se você aquecer a água com sal em excesso e depois resfriar rapidamente, sem permiter que o sal adiciona se cristalize, você terá uma solução supersaturada pois o sal extra vai estar dissolvido devido a temperatura. Em outras palavras, uma solução supersaturada é quando se tem uma quantidade maior de soluto em excesso dissolvido do que o normal. Só que esse tipo de solução é muito instavel...se você mexer a solução, ou adicionar um cristal de sal nela. todo o excesso de sal que não deveria ter sido dissolvido vai precipitar em forma de cristais.
Olá,
1) Sim, o coeficiente de solubilidade é a quantidade de solvente que pode ser dissolvida em uma determinada quantidade de soluto em um determinada temperatura. Por exemplo, o coeficiente de solubilidade do sal de cozinha (NaCl) na água à 20ºC é 36g/100g, ou seja, a 20ºC podemos dissolver até 36 g de NaCl em 100g de água. Se a quantidade de soluto for inferior à 36 g, teremos uma solução insaturada à 20ºC.
2) A solução é saturada quando se tem a quantidade máxima de soluto na solução, acima deste limite, a mistura deixa de ser homogênea. Por exemplo, ao tentar dissolver 40 g de NaCl em 100 g de água à 20ºC é esperado que 36 g sejam dissolvidas enquanto que 4 g sejam precipitadas. Neste caso, teremos duas fases na mistura heterogênea (solução sobresaturada). A fase líquida (solução saturada de água com NaCl dissolvido) e a fase sólida (NaCl precipitado).
3) Na maioria dos casos, o aumento da temperatura aumenta o coeficiente de solubilidade. Aumentando a temperatura desta solução (digamos para 25ºC) é possível dissolver os 40g de NaCl nos 100 g de água. Porém, ao esfriar lentamente esta solução novamente para 20ºC ela irá permanecer monofásica, mas em um estado metaestável chamado de solução supersaturada, onde qualquer pertubação externa neste sistema pode provocar a formação de precipitado.
Se você tiver interesse, podemos agendar uma aula para explorar este assunto e discutir outros casos e aplicações tecnológicas, como por exemplo, o tratamento por precipitação em soluções sólidas (endurecimento de ligas metálicas).
1. Coeficiente de Solubilidade: A Medida da "Dissolvabilidade"
Imagine um solvente como uma piscina e o soluto como pessoas. O coeficiente de solubilidade (KS) indica quantas pessoas cabem na piscina a uma temperatura específica. É como um limite de "lotação" para o soluto.
2. Solução Saturada: A Piscina Cheia
Uma solução saturada é como uma piscina lotada: o máximo de soluto se dissolveu no solvente a uma temperatura específica.
3. Solução Supersaturada: Ultrapassando os Limites
Imagine uma piscina superlotada: você "forçou" a entrada de mais pessoas além do limite. A solução supersaturada é como essa piscina: o soluto está presente em uma quantidade maior do que o KS a uma temperatura específica, criando um estado instável.
Lembre-se: