Nâo consigo fazer o desenho das estruturas dos hidrocarbonetos, mas vamos por partes analisando as opções das alternativas e as informações do enunciado.
• A primeira informação é que se trata de um hidrocarboneto com carbono terciário, ou seja, possui ao menos um carbono que está ligado a outros 3 carbonos. Perceba que das alternativas todos são hidrocarbonetos, porém o etilciclopropano possui um carbono terciário, o but-2-eno não possui carbono terciário, o 3-metil-but-2-eno possui um carbono terciário e o 2,3-dimetil-but-2-eno possui dois carbonos terciários. Assim, já eliminamos a alternativa B.
• Para que haja reação com água e ozônio é preciso ter uma instauração, ou seja, não pode ser um hidrocarboneto que possua apenas ligações simples. Eliminamos assim o etilcicloprpano.
• Para que haja formação de um álcool secundário é preciso que o hidrocarboneto possua um carbono secundário. Apenas o 3-metil-but-2-eno possui um carbono secundário, sendo essa a resposta esperada para o problema.
• Ao reagir com ozônio, o 3-metil-but-2-eno é o único das alternativas que vai formar um aldeído e uma cetona, já que o único que possui um carbono terciário e um secundário, além dd possuir uma ligação dupla.
• Fazendo apenas uma observação, segundo a regra de Markovnikov, ao reagir com água o 3-metil-but-2-eno irá formar, preferencialmente, um alcool terciário, e não secundário. Se fossemos levar isso em consideração, não haveria resposta correta.