Porquê do dietil éter ser um solvente mais adequado em relação ao hexano para a extração da cafeína contida em uma solução aquosa.
A cafeína, assim como os compostos da família das metil xantinas (como a teobromina e a teofilina, por exemplo - esses compostos são encontrados no café, nos chás e no cacau), possuem uma estrutura pouco polar. Por conta disso, elas serão solúveis em compostos poucos polares ou apolares, como dietil éter e o hexano. Entretanto, para a utilização em uma extração, uma das características que o solvente precisa ter é apresentar baixo ponto de ebulição (razoável volatilidade), para que possam ser evaporados rapidamente, facilitando, assim, o rápido isolamento do produto desejado. Sendo assim, o dietil éter (P.E. 34,6ºC) possui as características desejáveis para a extração da cafeína, em comparação ao hexano (P.E. 68ºC).
Espero que tenha sido claro na minha resposta.
Abraços
A CAFEINA É UM COMPOSTO APOLAR. MAS TB NA SOLUÇÃO DE CAFEINA EXISTE OUTROS COMPONENTES COMO A CLOROFILA, FLAVANOIDES . PENSANDO NISSO. O ETER ETILICO TEM MELHOR RELAÇÃO DE AFINIDADE COM ESSAS SUBSTANCIAS DO QUE O HEXANO. NUNA SEPARAÇÃO ORGANICA POR PARTIÇÃO POR EXEMPLO, TERIAMOS 2 FASES NO FUNIL DE SEPARAÇÃO.
FASE ORGANICA APOLAR CAFEINA E OUTROS COMPONENTES FASE AQUOSA A CLOROFILA QUE ACREDITE É O VILÃO DAS SEPARAÇÕES EM LABORATÓRIO DE QUIMICA DOS PRODUTOS NATURAIS DIGO POR EXPERIENCIA PRÓPRIA. PELA TABELA DE CONSTANTES FÍSICA QUE ACABEI DE CONSULTAR NA INTERNET A POLARIDADE DO HEXANO É ZERO. COM ISSO O ETER DIÉTILICO TEM POLARIDADE MAIOR QUE O HEXANO MESMO SENDO APOLAR TB ENTENDE. ENTÃO, O ÉTER DIETILICO MESMO SENDO APOLAR TEM AFINIDADE MELHOR COM OS OUTROS COMPOENETES DA MISTURA QUERIDO. ENTÃO FICA ASSIM
EXTRAÇÃO POR PARTIÇÃO; FASE ORGANICA A CAFEÍNA FASE AQUOSA A CLOROFILA(POLAR) COMPOSTOS GLICOSILADOS.
ESTOU FALANDO COMO LABORATORISTA DOUTORANDA DE PRODUTOS NATURAIS. ESPERO TER TE AJUDADO.