Considere a geometria molecular das moléculas de PCl3 e CCl4 e explique o por quê elas não apresentam a mesma geometria molecular, sabendo que o átomo central de ambas apresentam 4 nuvens eletrônicas ao seu redor
Boa tarde Larissa,
Isso pode ser explicado pela hibridização dos dois átomos em que o cloro vai se ligar (carbono e fósforo).
No caso do carbono, a hibridização desse átomo é sp3 onde são formados 4 orbitais sp3 com um elétron cada (totalizando os 4 elétrons que existem na camada de valência do carbono) e assim cada orbital comporta mais um elétron, que é oroveniente do átomo de cloro e assim em cada um desses orbitais é formada uma ligação covalente.
Para o fósforo, como temos um elétron na camada de valência (5 elétrons), a hibridizaçao fica diferente. Ela forma 3 orbitais sp2 com um elétron cada e um outro orbital p puro com 2 elétrons. Cada um desses orbitais sp2 pode fazer uma ligação covalente para comportar mais um elétron, já o orbital p puro está completamente preenchido (2 elétrons sempre é a capacidade máxima de um orbital) e assim com esse par de elétron não é possível formar as ligações com o cloro.
Os tipos de orbitais formados afetam diretamente na geometria da molécula, assim como se formam orbitais diferentes, a geometria é diferente para os dois casos.
Lembrando que para esses casos, ambos tem a camada de valência L (ou segunda camada) composta dos orbitais 2s e 2p. Sendo assim pode se fazer essa analogia sem os orbitais d presentes nessa camada.
Espero ter te ajudado, tenha uma ótima tarde e bons estudos.