Utilizando os princípios da Teoria de Ligação de Valência (TLV), explique e justifique as observações abaixo
a) A água é um composto polar e o dióxido de carbono é um composto apolar, apesar das ligações interatômicas serem todas polares.
b) A geometria do I3− é linear.
c) O íon carbonato é planar, possuindo as três ligações carbono – oxigênio com o mesmo comprimento.
d) Moléculas com cinco átomos podem apresentar geometrias bem diversas, podendo ser tetraédricas ou quadráticas planares.
a) A molécula da água é polar por causa do ângulo existente na molécula, causado pelos pares isolados presente no O. No caso do dióxido de carbono, esses pares isolados não existe, então, a molécula é linear e as forças resultantes na molécula é zero, tornando a molécula apolar, porem, a molécula de dióxido de carbono apresenta um fenômeno conhecido como momento dipolo.
b) O I3- é linear exatamente pela quantidade de elétrons que cada átomo de I resulta na molécula, fazendo com que sua estrutura seja mais estável da forma linear.
c) O íon carbonato faz três ligação entre o carbono e o oxigênio, porem, uma das ligações é dativa, ou seja, são dois átomos do O que fazem essa terceira ligação, permitindo assim que o C fique estável na ligação, como tambem o O.
d) A geometria de uma molécula com cinco átomos varia bastante dependendo dos ligantes, por causa de suas interações entre eles mesmo como tambem com o átomo central.