Os complexos paramagnéticos [Fe(OH2)6]3 e [Fe(CN)6]3- são spin alto e spin baixo, respectivamente. Qual é mais fortemente atraído pelo campo magnético? Justifique de acordo com a TLV.
[Fe(OH2)6]3+ é um complexo spin alto, onde o Fe3+ tem a configuração eletrônica d5 e fazendo a TLV você terá 5 eletrons desemparelhados.
[Fe(CN)6]3- é um complexo spin baixo, como também se trata do Fe3+ ele tem a configuração eletrônica d5, mas nesse caso ele tem apenas 1 eletron desemparelhado.
Dessa forma, o [Fe(OH2)6]3+ é mais fortemente atraído pelo campo magnético, pois tem mais eletrons desemparelhados.
Segue no link a imagem com a explicação via TCC que é similar a TLV na distribuição dos eletrons:
https://www.google.com/search?q=complexo+d5+spin+alto&tbm=isch&ved=2ahUKEwiflqe30r3vAhXBgpUCHW0sDpAQ2-cCegQIABAA&oq=complexo+d5+spin+alto&gs_lcp=CgNpbWcQA1COpQFY1acBYKmpAWgAcAB4AIABvQGIAdsFkgEDMC40mAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWfAAQE&sclient=img&ei=tUVVYN_nEsGF1sQP7di4gAk&bih=723&biw=1496&client=opera&hs=v0n#imgrc=bM99mHCGkYLxUM
A primeira aplicação da TLV em compostos de coordenação foi feita por Linus Pauling. Seus princípios estão intimamente relacionados com os conceitos de
promoção eletrônica, hibridação e geometria molecular. Assumindo a geometria e as propriedades magnéticas de alguns compostos previamente estudados, tem-se a base da TLV aplicada aos compostos de coordenação. Temos dois casos de complexos paramagnéticos. Lembrando que a TLV são representadas pelas caixinhas, quando temos o [Fe(OH2)6]3+ é um complexo spin alto, onde terá 5 elétrons desemparelhados. Já o complexo [Fe(CN)6]3- é um complexo spin baixo, porém como tem quantidade de elétrons na camada de valência impar, 5, terá apenas 1 elétron desemparelhado. COm isso quanto mais elétrons desemparelhados, mais fortemente será atraído pelo campo, desta forma a resposta é [Fe(OH2)6]3+.