Foto de Karlos E.
Karlos há 8 anos
Enviada pelo
Site

Toda filtração pode ser a quente?

Justifique
4 respostas
Professor Rodrigo V.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 8 anos
Contatar Rodrigo
Não. Em geral, a solubilidade de compostos químicos aumenta com a temperatura, ou seja, se o objetivo é reter o produto no papel filtro, o processo de filtração vai ser ineficaz se realizado a quente, uma vez que o mesmo estará solubilizado. Na maioria das vezes, produtos sólidos de reações químicas são filtrados a frio com o intuito de reduzir a solubilidade e tornar a filtração eficiente.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Rafael D.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 8 anos
Contatar Rafael
Nao necessariamente. Filtracao nada mais e que a separacao de uma mistura heterogenea solida-liquida ou solido gas. Na filtracao simples nao ha necessidade da agua estar quente mas sim passar no papel filtro corretamente para separar as particulas deixando a agua escoar sem determinadas particulas retidas no filtro. No nosso cotidiano usamos esse processo para fazer cafe ou colocar em chamines para reter as particulas de poeira deixando passar o gas. Abraco

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Jacinto G.
Respondeu há 8 anos
Contatar Jacinto
Nem sempre... Depende do que se pretende filtrar, existe soluções que não permite que seja aquecida para não alterar suas propriedades.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Leandro G.
Respondeu há 8 anos
Contatar Leandro
Olá Karlos. Não, nem toda filtração pode ser realizada à quente. No caso de uma recristalização, por exemplo, seu cristal de interesse precipitará apenas a frio, daí a filtração para que você possa separa-lo do restante de sua mistura só poderá ocorrer à frio, garantindo que a precipitação e recuperação do cristal/substância tem sido quantitativa e qualitativa. A filtração a quente é importante na etapa inicial de recristalização, quando se deseja remover as impurezas que sejam insolúveis no solvente quente, no qual a substância a ser cristalizada seja solúvel. Daí você filtra a quente para remover essas impurezas, porém mantém a substância a ser recristalizada dissolvida. Após a remoção de impurezas, promove-se o resfriamento lento da mistura para que haja a recristalização, quando a mistura é filtrada à frio para preservar o cristal - evitando que esse dissolva novamente no solvente, o que ocorreria caso o solvente estivesse aquecido novamente.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor