Para analisar a difusão com reação heterogênea da espécie 3A para a espécie A3 em uma superfície de catalisador, podemos utilizar a equação de difusão-reação de Langmuir-Hinshelwood.
Essa equação é dada por:
?Ca/?t = D*(?²Ca/?x²) - kCa(1-?)
Onde:
A condição inicial para essa equação é Ca(x,0) = 0, e a condição de contorno é Ca(0,t) = Ca0, onde Ca0 é a concentração de A3 na entrada da superfície do catalisador.
Para resolver essa equação, podemos utilizar técnicas numéricas, como o método das diferenças finitas. Esse método consiste em discretizar a equação em um conjunto de pontos da malha, e aproximar as derivadas por diferenças finitas.
O perfil de concentração da espécie A3 ao longo da superfície do catalisador depende dos valores dos parâmetros da equação, como o coeficiente de difusão, a constante cinética e a fração de sítios ativos. É possível obter diferentes perfis de concentração para diferentes valores desses parâmetros.
O fluxo de A3 na superfície do catalisador pode ser obtido a partir do perfil de concentração e da lei de Fick, que relaciona o fluxo de massa com o gradiente de concentração. O fluxo de A3 será maior nas regiões de maior gradiente de concentração, ou seja, nas regiões mais próximas da entrada da superfície do catalisador.
Em resumo, o perfil e o fluxo de A3 na superfície do catalisador dependem dos parâmetros da equação de difusão-reação de Langmuir-Hinshelwood e podem ser obtidos por meio de técnicas numéricas.