Quais as EVIDÊNCIAS DE OCORRÊNCIA DE REAÇÂO QUÍMICA você pode identificar na explosão do libano???
Amanda, veja só, as principais evidências para reações químicas são a liberação de gases e/ou luz, a mudança de cor ou temperatura e a formação de precipitado (formação de um sólido insolúvel após interação de dois reagentes solúveis).
No caso libanês vemos a liberação de gases, a liberação de luz e a mudança de cor (os gases da fumaça que escurecem).
Espero ter ajudado, tenha um bom dia.
Olá tudo bem?
A suspeita da causa dessa explosão no Líbano seria de 2,7 mil toneladas de nitrato de amônio. Este sal inorgânico é utilizado como fertilizante e na produção de explosivos e bombas. Ele é um forte oxidante, reage facilmente com outros produtos e pode se decompor, se tornando imprevisível e perigoso, apesar disso, ele não é capaz de se auto detonar, ou seja, ele não explode sozinho, precisa de estímulos externos como alta temperatura ou uma faísca pra iniciar sua decomposição. Por isso, ele não pode ser armazenado em grandes quantidades e nem em altas temperaturas.
Mas respondendo sua pergunta sobre evidências de reações químicas nessa explosão, você pode observar:
- produção de gás quente que sobe rapidamente pela atmosfera terrestre, enquanto isso, o ar frio que está acima entra em confronto com esse gás e, sendo mais denso, empurra-o com bastante força para baixo, dando o formato da explosão. (Não houve liberação de radiação, só de calor!)
- formação de nova substância: nitrato de amônio se transformou em diversos gases nitrogenados e vapor d'água, constituídos pelos mesmos elementos químicos do reagente inicial
- a própria explosão (combustão) é uma evidência de reação química
- a cor alaranjada é uma característica típica da queima ou reação química de dióxidos de nitrogênio
Espero ter ajudado um pouquinho!
Se gostou da resposta, marque como favorita! ;)
A reação química se caracteriza pela transformação de substâncias químicas (reagentes) em outras (produtos), absorvendo (endotérmica) ou liberando calor (exotérmica). Segundo o Professor Antônio Aprígio Curvelo, Doutor em química orgânica,"O nitrato de amônio reúne todas as condições para ser (e é) um explosivo. A presença de oxigênio e nitrogênio em sua composição, combinada com a formação de produtos gasosos mais estáveis, como óxidos nitrosos, nitrogênio molecular, oxigênio molecular, amônia, dentre outros, permite que sua reação de decomposição seja termodinamicamente favorável. A reação de decomposição é um processo muito exotérmico (que ocorre com liberação de calor). Em temperaturas superiores a 200ºC, a reação ocorre de forma muito rápida, liberando gases superaquecidos que provocam uma grande expansão, caracterizada por uma violenta explosão."
A violenta explosão, com liberação de calor, é uma grande evidência de que ocorreu uma reação química; outra grande evidência pode ser observada na fumaça laranja avermelhada, que representa a combustão de gases altamente tóxicos, advinda de produtos químicos, como o nitrato de amônio (NH4NO3).
Oi Amanda,
As evidências da ocorrência de reação química são: a explosão, liberação de luz, liberação de gases, liberação de calor e mudanças na cor da fumaça.
Bons estudos!