Valência de um elemento

Para achar algo em eqg eu preciso do peso molecular da substância e dividir pela maior valência. No caso o exemplo trabalho em aula foi com o citrato de sódio (C6H5O7Na3), meu professor disse que haveria a saída de 3 Na+ e com isso permitiria a interação com 3 Hidrogênios. Eu estou enxergando essa maior valência sendo 3 porque por acaso saiu três sódios. Mas a valência do sódio não é um? Eu não tô com esse conceito tão firme, se alguém pudesse me explicar eu agradeceria.

Andressa Silva
Andressa
perguntou há 5 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
2 respostas
Professor Rogério Rossetti
Respondeu há 5 meses
Melhor resposta
Melhor resposta escolhida pelo autor da dúvida
Olá, Andressa

Este é um conceito em desuso, mas a definição correta é: para calcular o equivalente-grama é preciso do peso molecular da substância DIVIDIDO pela sua CARGA MÁXIMA do cátion ou do ânion quando for um sal.,
Neste caso o citrato de sódio é um sal orgânico e cada sódio é +1 e como são três a carga total é +3.maior valência.
Professor Álvaro Wang
Respondeu há 5 meses
Bom dia Andressa, tudo bom?

Você tem que lembrar que o equivalente grama surgiu numa época em que não se conhecia a atomistica como se conhece hoje, então era um método pra se conhecer as proporções das reações sabendo suas relações em algo facilmente mensurável (gramas) então decerto que você precisa usar o 3, pois, se estamos falando de proporção, reagem 3 Na por molécula de citrato. Afinal, esses valores poderiam ser diretamente relacionados com outras reações, que dariam valores diferentes pra reações em proporção diferente com essa específica do citrato/Na.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Professores particulares de Química

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.

Pergunte aos nossos professores