Ajuda

desafio relacionados a alimentação no Brasil!
gostaria que me dessem 2 causas , porque isso e um problema ?
e me dessem opniões a cerca de como resolver esse problema ?

Eliana M.
Eliana
perguntou há 4 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
3 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Miguel A.
Respondeu há 4 meses
Eliana,

Pense no desperdiício de comida, na plantação de alimentos que são "commodities", ou seja, que possuem alto valor de exportação, na bolsa de valores, na fome, no excesso de peso/má alimentação.

Veja: "Terra de contrastes, o Brasil lida hoje com dois desafios relacionados à alimentação: enquanto 7 milhões de pessoas ainda dormem com a barriga vazia, mais da metade da população está acima do peso. Nos últimos dez anos, o país conseguiu reduzir pela metade a parcela de pessoas que viviam sem comida no prato. A conquista, no entanto, não significa que o país superou totalmente o problema da fome. Em estados como o Maranhão, seis em cada dez domicílios têm problemas para conseguir alimentos. Por outro lado, o número de pessoas com quilos a mais na balança só aumenta. Em 2006, 42,6% da população estava acima do peso. Já em 2013, essa parcela passou para 50,8%. O excesso de peso, a má alimentação e o sedentarismo são fatores de risco para doenças crônicas – responsáveis por sete em cada dez mortes no país. Navegue pelos slides e veja dez dados que retratam a fome e o excesso de peso no país. Os números foram retirados de pesquisas do Ministério da Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Embrapa e da FAO, braço da ONU dedicado à alimentação e à agricultura."
https://exame.abril.com.br/brasil/um-raio-x-da-falta-e-do-excesso-de-comida-no-brasil/

E este, sobre "commodities": https://economia.culturamix.com/negocios/principais-commodities-do-brasil-lucro-e-danos-ambientais

Bom texto.

At.te,

Prof. Miguel Augusto Ribeiro
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Renata F.
Respondeu há 4 meses
Olá Eliana, tudo bem?
Suas perguntas estão muito genéricas. Há diferentes tipos de problemas acerca da alimentação no Brasil.
Aqui cito 4 tipos de desafios e possíveis soluções:
1- falta de alimento para a população mais carente; gerando fome e consequentes problemas de saúde
2 - falta de alimentação na infância, gerando desnutrição e problemas de saúde
3 -alimentação inadequada consumida pela maior parte da polução
4 - maus hábitos alimentares que afetam a saúde e levam à obesidade
Os itens 1 e 2 podem ser resolvidos com medidas governamentais que melhorem a distribuição de renda e índice de desemprego, por exemplo, principalmente em Estados mais carentes. Trabalhos de Entidades do terceiro setor (ONGs) normalmente ajudam, levando o alimento até a população mais carente, mas não é suficiente.
Os itens 3 e 4 precisam de ações educativas, junto à população, para mudança de hábitos, principalmente educação desde a face infantil, até os jovens, para que as crianças cresçam sem vícios alimentares e se tornem mais saudáveis ingerindo menos alimentos com alto teor de gordura, com conservantes e embutidos, substituindo por alimentos mais saudáveis tais como frutas, legumes e verduras, reduzindo drasticamente o consumo de fast food que hoje é muito alto da faixa etária infantil até a juventude.
Se precisar de mais informações, esclareça melhor sobre o tipo de desafio / problema de alimentação.
Espero poder ajudar.
Renata
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Elias B.
Respondeu há 4 meses
Eliana. vai um pequeno texto para você se inspirar: A persistência da má alimentação no Brasil na sociedade brasileira é um problema muito persistente. Isso deve ser infiltrado uma vez que, a obesidade no Brasil cresceu 60% nos últimos 10 anos. Nesse sentido, dois aspectos fazem-se relevantes: o legado histórico-cultural e o descuido com a alimentação. Segundo a História, a evolução do sistema capitalismo, da globalização e do mercado de trabalho fez com que os indivíduos negligenciarem e não tivessem tempo para se alimentar adequadamente.
Esse cenário, juntamente com a negligência de empresas com a segurança alimentar, corroboram a ideia de que o descuido tenha uma grande influência histórico-cultural. Nesse ínterim, a cultura do fast food e dos alimentos processados, prevaleceu ao longo dos anos a ponto dos consumos destes alimentos enraizar-se na sociedade contemporânea.
Outrossim, os módulos poucos compreensíveis, manipuladores, a falta de tempo e a pressa no cotidiano brasileiro influência, no entanto, a vulnerabilidade do cidadão brasileiro a contrair doenças crônicas, como: diabetes, hipertensão, além da perda de qualidade de vida devido ao consumo de produtos industrializados e processados. Desse modo, medidas fazem-se necessárias para corrigir a problemática.
Diante dos argumentos supracitados, é dever da Anvisa adoção de regras mais rígidas para rótulo de alimentos, como: fontes maiores, adoção de linguagem mais clara, além de ajuda de Ongs alimentares na divulgação das vantagens dos alimentos minimamente processados, utilizando a publicidade em redes midiáticas para atingir um público maior, já que 70% da população brasileira é ativa em redes sociais. Soma-se a isso investimentos em educação nutricional, valorização e capacidade das escolas abordarem esse assunto com os jovens e pais, no intuito de tornar cidadãos mais saudáveis e comprometidos em garantir o bem-estar da sociedade como um todo.

Professores particulares de Redação

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
Florianópolis / SC
Graduação: Licenciatura em Letras - Português/Francês (UFSC)
Redação Nível Superior Redação a distância Redação nota 1000 Redação no Skype (Sala Profes) Redação Modelo Redação Nota 10 Treinamento de Redação
Professor de redação, português, inglês, francês e PLE com mais de 20 anos de experiência. Abordagem comunicativa. Aulas personalizadas. "Educare".
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 100 / aula
Conversar Whatsapp do professor Miguel A. Whatsapp do professor Miguel A. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 36 min
Cuiabá / MT
Redação - Geral
Porque o aprendizado pode ser uma experiência simples, prazerosa e significativa. Transforme o seu tempo em resultados!
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Elisangela C. Whatsapp do professor Elisangela C. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 3 h e 58 min

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa