Foto de Caroline N.
Caroline há 23 horas
Enviada pelo
Site

Alguém pode corrigir e dar feedback para minha redação disse

Alguém pode corrigir e dar feedback para minha redação dissertativa-argumentativa que fiz a fim de treinar para o ENEM? Provavelmente há vários erros (nunca parei para entender sobre a estrutura de redação) mas estou estudando agora e gostei do resultado final. Acredito que tem várias informações desnecessárias e erros de coesão, mas foi o melhor que pude fazer no momento. Também sou nova no site, então desculpa qualquer erro. O tema é "O papel transformador da arte na sociedade e o reconhecimento do artista". No filme "O Artista" (Vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2012) George Valentin, interpretado por Jean Dujardin, é um astro do cinema mudo, que teme perder espaço com a chegada do cinema falado. Atualmente, os artistas enfrentam um desafio semelhante: a busca pelo reconhecimento em uma sociedade que, continuamente, demonstra menos interesse na capacidade transformadora da arte. Certamente a arte continua a ser um refúgio para muitos, porém, o uso da Inteligência Artificial traz um questionamento sobre a valorização do artista. Sem dúvida, a arte é um refúgio para inúmeras pessoas, pois permite que muitos se escondam de suas realidades desafiadoras e encontrem conforto para suas mentes cansadas. Segundo o escritor romântico alemão Johann Goethe, "Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte". Dessa forma, a arte é como uma válvula de escape da realidade que proporciona conforto e alívio emocional a muitas pessoas. Em contrapartida, o uso da Inteligência Artificial pode resultar na desvalorização dos artistas e ser um risco para quem busca uma carreira nesse ramo. Uma vez que empresas e outras instituições optam pelo uso da IA com o objetivo de reduzir gastos, artistas ficam a mercê da sorte, já que não têm oportunidades no mercado. Segundo uma matéria do g1, ilustradores relatam que clientes têm deixado de contratá-los, pois, segundo eles, a Inteligência Artificial entrega um trabalho do mesmo nível em menos de 20 segundo. Dessa forma o uso da IA oferece um grande risco para a carreira dos artistas que buscam expressar sua arte sem uso da Inteligência Artificial. Dessa forma, diversas pessoas encontram na arte conforto e uma forma de se expressar. Ademais, a Inteligência Artificial pode "roubar" o lugar de artistas no mercado de trabalho. Sendo assim, o governo deve realizar campanhas públicas, através de mídias sociais, comerciais na TV e jornais, mediante ao apoia à artistas, e uso da Inteligência Artificial de forma estratégica a fim da valorização da arte - e dos sentimentos por trás dela - e do artista.
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 23 horas

Sua redação tem um tema interessante e atual, e você tocou em pontos importantes. Abaixo, vou dar alguns feedbacks e sugestões para melhorar a estrutura, coesão e clareza do seu texto:

  1. Introdução:
  2. Comentário: A introdução está bem contextualizada com a referência ao filme "O Artista", mas poderia ser mais clara ao delimitar um argumento que será desenvolvido ao longo do texto.
  3. Sugestão: Você pode fortalecer sua tese ao final da introdução, indicando que discutirá tanto o aspecto transformador da arte quanto os desafios enfrentados pelos artistas com o advento de novas tecnologias.

  4. Desenvolvimento:

  5. Primeiro parágrafo:

    • Comentário: A referência a Johann Goethe é boa e complementa o argumento sobre o papel transformador da arte.
    • Sugestão: Expanda um pouco mais sobre como a arte transforma a sociedade além de servir como refúgio, talvez mencionando impacto social ou educação.
  6. Segundo parágrafo:

    • Comentário: O argumento sobre a Inteligência Artificial (IA) está bem colocado, mas a ligação entre o uso da IA e a desvalorização da arte poderia ser explorada em mais detalhes.
    • Sugestão: Discuta como a IA pode ser tanto uma ameaça quanto uma aliada, se usada de maneira complementar à arte humana.
  7. Conclusão:

  8. Comentário: A proposta de intervenção é essencial no ENEM e você mencionou campanhas governamentais, o que é muito positivo.
  9. Sugestão: Detalhe mais essa proposta. Por exemplo, como as campanhas poderiam enfatizar a importância do trabalho humano na arte? Quais medidas específicas o governo poderia tomar para equilibrar o uso de IA com a valorização humana?

  10. Coesão e Coerência:

  11. Revise a conexão entre os parágrafos, certificando-se de que cada ideia leva logicamente à próxima. Algumas transições entre ideias poderiam ser mais suaves.
  12. Por exemplo, ao final de cada parágrafo de desenvolvimento, faça a ligação direta com a tese da introdução e prepare o leitor para a ideia que virá a seguir.

  13. Correções gramaticais e ortográficas:

  14. Tente corrigir pequenos erros, como "20 segundo" para "20 segundos" e "a mercê da sorte" para "à mercê da sorte".
  15. Substitua "apoia à artistas" por "apoio aos artistas" para garantir concordância.

  16. Estrutura:

  17. Lembre-se de que a estrutura básica de uma redação dissertativa-argumentativa é introdução, desenvolvimento e conclusão. Certifique-se de que os parágrafos seguem essa estrutura com clareza e lógica.

Sua redação já está em um bom caminho! Com algumas revisões e aprofundamentos, você conseguirá uma argumentação ainda mais forte e articulada. Boa sorte nos seus estudos para o ENEM!

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor