Oii, feliz dia dos professores! Peço desculpas por não estar enviando essa tarefa aq! Gostaria muito da ajuda de vcs, preciso que corrigem a minha redação dissertativa-argumentativa sobre "A Questão do Garimpo Ilegal no País" e que atribuissem uma nota para ela! Eu estou um pouco insegura, penso que fugi um pouco do tema... Obrigada desde já, Deus abençoe! ;-)
Em sua canção, "Garimpo Yanomami", o grupo musical Clarianas retrata a cena do céu se escurecendo, com o intuito de chamar a atenção para problemas ambientais. Visto isso, o trecho de sua composição apresenta a realidade ignorada de riscos provocados pelo garimpo ilegal no Brasil. Sendo assim, percebe-se que interesses financeiros e a negligência em relação à ciência são vertentes que intensificam essa problemática.
Precipuamente, é primordial ressaltar os interesses financeiros como um dos principais desafios enfrentados. Por esse ângulo, segundo o filósofo Demócrito, o animal é tão ou mais sabedor que o ser humano, pois compreende o limite de suas necessidades, enquanto o homem despreza-o. A ideia expressada se aplica ao contexto nacional, visto que a prática da mineração ilegítima busca a intensificação da produtividade industrial, a qual gera o aumento de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, ocasionando a sensibilização de espécies devido às alterações climáticas. Diante disso, é inaceitável tal descuido por parte de empresários com o intuito lucrativo, em pleno século XXI, manter-se no Brasil.
Além disso, a negligência à ciência é fator limitante para haver predominância da problematização. Isso ocorre porque, o negacionismo em relação às consequências provenientes das minas ilícitas é causado por persuasão política ou econômica, aqueles que crêem nessa corrente ideológica declaram que a Terra passa por fluxos contínuos de temperatura ao longo do tempo, ou seja, tratando o aceleramento sem anomalia, isto é, o exercício do garimpo ilegal contribue para o aquecimento global. Tal circunstância enfatiza a relevância da ideia do médico Hipócrates, segundo o qual, há existência de duas vertentes distintas: saber e crer que sabe, cujo saber reside à Ciência e o segundo remete à ignorância. Nesse contexto, as ações humanas, como os desmatamentos, as queimadas e as poluições agravam a situação.
Infere-se, portanto, a necessidade de desconstruir esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, implementem leis eficazes, que visem à fiscalização capacitada em determinadas áreas e à tomada de medidas cabíveis com aqueles que infringirem as leis. Nesse sentido, o objetivo de tais atitudes é conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação de regiões de garimpo para a manutenção de determinado patrimônio cultural e, consequentemente, das histórias de povos originários que nele habitam.
Olá, boa noite. Você tem que enviar a redação como tarefa para ser respondida. Aqui neste espaço é apenas para tirarmos dúvidas pequenas. Obrigada pelas felicitações. Abraço!
usou bem as citações, te aconselho a tentar enfatizar mais sua conclusão, abordar sempre as duas problemáticas sendo que seu problema deve ser exposto em todos os parágrafos afim de garantir o entendimento do texto.
Yarin, a sua redação está muito bem escrita. Porém, as suas problemáticas não foram muito bem explicitadas.
Você usou bem as citações, porém, não há necessidade de usar tantas citações diferentes. Você pode abrir um espaço na sua redação para explorar as problemáticas da sua argumentação.
Caso queira uma correção ou aula de redação mais detalhada, ficarei feliz em te ajudar com aulas pela plataforma.
Abraços.
Yarin, esta seção é para ser tirads dúvida pontual.
Se precisar, estou à disposição para corrigir suas redações.
At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.