Violência Policial contra negro no Brasil e no mundo. Violência policial ou brutalidade policial consiste no uso intencional de força excessiva, geralmente física, mas também na forma de ataques verbais e intimidação psicológica, por um policial. Entretanto, os números de casos de violência policial contra negros se tornam cada dia mais evidentes no mundo, especificamente no brasil. De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública os números mostram que 75,4% das pessoas mortas pela polícia no Brasil são negras. Para desenvolver o estudo, foram investigados 7.952 registros em intervenções policiais terminados em morte, no período de 2017 e 2018. A vítima de maior repercussão foi o menino João Pedro, de 14 anos, assassinado em maio após ter sua casa alvejada por 72 tiros de fuzil disparados por policiais durante uma operação. No pedido de investigação da morte, o Ministério Público Federal incluiu a suspeita de tentativa de ocultação de cadáver. O nome do adolescente foi lembrado por manifestantes participaram do ato Vidas Negras Importam que aconteceu no centro do Rio de Janeiro no mês de junho de 2020, bem como o de George Floyd, morto durante uma operação policial em Minneapolis, nos Estados Unidos. Deitados no chão, manifestantes repetiam a frase "não consigo respirar", as últimas palavras de Floyd. Portanto, diante do que foi mencionado, cabe ao estado o dever de estabelecer critérios mais rígidos de arregimentação e de melhoria a formação dos policiais. Além de pensar nas possibilidades de mudança das ações dos políciais por meio de cursos ou atividades que visem o socioemocional .
Cris, sua redação era pra ser dissertativa-argumentativa?
Como alguns professores responderam, uma correção mais detalhada pode ser oferecida pelo canal de tarefas-profes.
Entretanto posso fazer algumas observações pontuais.
Vamos la,
Achei sua redação muito expositiva, você trouxe dados e conceitos mas não falou propriamente do problema.
Seu último parágrafo: Portanto.... não foi tão conclusivo assim. Acho que o PORTANTO ficou muito solto, porque você escreveu de forma bem expositiva e descritiva e simplesmente disse: portanto... como se o seu portanto resultasse de uma conclusão lógica..
Primeiramente eu não acho muito bom começar uma redação com um conceito, mas isso também é algo de estilística.
Depois, acho interessante citar dados estatísticos, mas a redação não deve se pautar somente nisso.
Interessante é que na redação você responda algumas perguntas que você faça a si próprio e tente responde-las no texto.
Por exemplo: A violência policial contra o negro no Brasil e no mundo é um problema? por que é um problema? por que ela ocorre? e o que fazer para dirimir ou solucionar esse problema?
Seu último parágrafo realmente trouxe uma boa solução, contudo, você não abordou esse problema nos parágrafos anteriores.
Nesse sentido tente separar sua redação em introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução você fala sobre o tema e sobre o problema. No desenvolvimento você fala sobre os problemas que você citou na introdução. E na conclusão você da uma solução para o problema que você citou. Todos os parágrafos precisam estar concectados. Você não pode jogar muitos dados e do nada falar: portanto o Estado precisa fazer isso e isso? entende? precisa ter uma ligação e uma continuação lógica entre os parágrafos.
Algumas vezes somos surpreendidos com temas de redação em provas de vestibulares. Nem sempre temos todos os temas na ponta da língua. Mas, tenha em mente também alguns conceitos básicos de Direito, como o princípio da Dignidade da Pessoa Humana que é meio curinga e pode ser usado como argumento em muitas redações. O pacto São José da Costa Rica, que é um tratado internacional de Direitos Humanos.
Outra área do conhecimento que é meio curinga pra muitas redações é HISTÓRIA. A argumentação histórica enriquece bastante a argumentação.
Por exemplo, você cita como solução uma melhoria no treinamento dos policiais mas por que a formação policial é assim? de onde vem isso? trata-se de um racismo institucional? o que é o racismo institucional? onde ele surgiu? tem algo a ver com a herança histórica da escravidão?
Eu não dou aulas de redação propriamente dita. Dou aula de noções de Direito e argumentação jurídica para redação, caso tenha interesse será um prazer te ajudar.