Gostaria de saber se a minha ideia de ter falado sobre a dificuldade econômica dos jovens pobres dificultando o registro civil é válida. No meu segundo desenvolvimento falei sobre indígenas
Olá, Henrique! Sua tese é super válida, porém, cuidado para não ter tangenciado o tema! Afinal, o registro civil, assim como dizia o texto de apoio, é gratuito desde 1997. Apesar da Lei existir, ainda não é suficiente para sanar o problema. Caso você tenha abordado isso, tá tudo ok! A parte dos indígenas também... Abordar qualquer uma das minorias faria sentido. Boa sorte, abraço!
Vou começar respondendo sua questão mediante o tema da Redação que foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".
Como o texto motivador, que tem como objetivo te dar um norte da redação, mencionou que o registro é gratuito, a idéia de ter uma tese abordando a questão da dificuldade de registro dos jovens pobres têm que explicar muito bem o porquê esse jovem pobre não tem acesso ao registro. Você poderia explicar que o jovem não tem condições financeiras de ir a um cartório. Se você fez isso, sua tese está correta. Já a questão dos indígenas você não explicou como fez a tese. Se você fez a tese falando que os indígenas desconhecem que têm direito ao registro civil, sua tese também está correta.
O mais importante de tudo é você conseguir nos parágrafos de desenvolvimento defender sua tese usando bons argumentos e não esquecer que tem que usar, pelo menos, uma referência externa para corroborar sua tese.