Introdução ideal

Como fazer uma introdução com contexto histórico, relacionando com a arte do renacimento e arte barroca. sobre o tema: os ideais de beleza física: limites entre estética e saúde.
Vf F.
Vf
perguntou há 3 semanas

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
3 respostas
2
votos
2 usuários votaram nessa resposta como útil.
Professora Larissa L.
Respondeu há 3 semanas
Melhor resposta
Melhor resposta escolhida pelo autor da dúvida

Oi, "vf" (você não colocou o seu nome) Tudo bem? 

Bem, não há um modelo específico para a introdução, como você sabe. A única obrigatoriedade é que você apresente o tema e traga a sua tese (posicionamento sobre o tema). O que geralmente sugerimos é que você tente fazê-la no formato que se sentir mais confortável. Trazendo a perspectiva histórica, por exemplo, como você perguntou, é preciso sempre ter em mente que as bancas de vestibulares e concursos querem que você discuta o tema através das questões de atualidades (o presente). Portanto, o passado é apenas uma ilustração para discutir as questões que giram em torno da estética e da saúde no contemporâneo. 

O que sugiro, portanto, é que você começe pelo evento histórico mais antigo, discutindo cronologicamente. Mostre ao leitor como o ideal de beleza se modificou ao longo dos séculos, a começar, por exemplo, com o "belo" no renascimento (formas perfeitas, corpos esculturais etc.). Posteriormente, mostre como esse ideal continuou a ser modificado até o nosso tempo (não vejo muito a apropriação do barroco nessa discussão - valeria à pena?). A ideia de historicizar na introdução é você mostrar que a temática contemporânea tem uma discussão mais antiga, mas o renascimento só deve fazer parte de uma ilustração rápida no texto para você chegar no presente, de forma comparativa. Foque no contemporâneo.

Espero poder ter ajudado. 

Mais questões, entre em contato. 

Abraços 

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor César C.
Respondeu há 3 semanas
Olá! Que bom que você veio ao Profes.com.br! Vamos precisar de mais informações para poder te ajudar, mas arrisco alguns palpites: - se for uma Introdução de artigo ou trabalho acadêmico, convém abordar o tema, o problema (ou questão) e alguma pista sobre sua maneira dr a responder. - se for uma Introdução de redação de uma página, você pode iniciar com uma frase que relacione os períodos (abordando, por exemplo, a transição entre o Renascimento e o Barroco), e então apresentar os argumentos a serem trabalhados nos parágrafos seguintes. Há acontecimentos históricos relevantes a respeito da saúde das pessoas naquele período. Espero ter ajudado, Profe César.
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Matheus C.
Respondeu há 3 semanas

A grande sacada, Vf, é explorar as diversas características do Renascimento, era humanista onde o belo, também, estava 'em alta'. Partindo daí, ou seja, fazendo uma breve descrição do que foi o período chamado Renascimento, fica mais fácil descrever o Barroco e, daí em diante, dissertar sobre o seu tema central. Uma dica legal é utilizar exemplos de pinturas onde a beleza aparece de modo central, é o foco da obra, como em 'O Nascimento de Vênus'.

Qualquer coisa é só chamar!

Professores particulares de Redação

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
5,0 (26)
217 horas ministradas
São Paulo / SP
Doutorado: Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (Universidade de São Paulo (USP))
Revisão textual (Monografia/TCC) Aulas de Redação Ajuda em Redação Redação - Orientação para TCC Redação para Concurso Público Redação a distância Correção de Redação
Doutora em letras pela usp; mestre em literatura pela ufscar; graduada em letras pela unicamp. Professora formadora na unifesp e revisora textual.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 100 / aula
Conversar Whatsapp do professor Larissa L. Whatsapp do professor Larissa L. Ver WhatsApp
Responde em 1 h e 39 min
5,0 (13)
204 horas ministradas
Rogério está online
Estância / SE
Graduação: Direito (Faculdade Raimundo Marinho)
Redação - Aulas Particulares Redação - Redação Aulas de Reforço em Redação Como fazer uma Boa Redação Redação para Ensino Médio Redação - Geral Correção de Redação
Pronto para tirar suas dúvidas? Então contate este professor!
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 55 / aula
Conversar Whatsapp do professor Rogério S. Whatsapp do professor Rogério S. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 5 h e 45 min

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa