Oi, "vf" (você não colocou o seu nome) Tudo bem?
Bem, não há um modelo específico para a introdução, como você sabe. A única obrigatoriedade é que você apresente o tema e traga a sua tese (posicionamento sobre o tema). O que geralmente sugerimos é que você tente fazê-la no formato que se sentir mais confortável. Trazendo a perspectiva histórica, por exemplo, como você perguntou, é preciso sempre ter em mente que as bancas de vestibulares e concursos querem que você discuta o tema através das questões de atualidades (o presente). Portanto, o passado é apenas uma ilustração para discutir as questões que giram em torno da estética e da saúde no contemporâneo.
O que sugiro, portanto, é que você começe pelo evento histórico mais antigo, discutindo cronologicamente. Mostre ao leitor como o ideal de beleza se modificou ao longo dos séculos, a começar, por exemplo, com o "belo" no renascimento (formas perfeitas, corpos esculturais etc.). Posteriormente, mostre como esse ideal continuou a ser modificado até o nosso tempo (não vejo muito a apropriação do barroco nessa discussão - valeria à pena?). A ideia de historicizar na introdução é você mostrar que a temática contemporânea tem uma discussão mais antiga, mas o renascimento só deve fazer parte de uma ilustração rápida no texto para você chegar no presente, de forma comparativa. Foque no contemporâneo.
Espero poder ter ajudado.
Mais questões, entre em contato.
Abraços
A grande sacada, Vf, é explorar as diversas características do Renascimento, era humanista onde o belo, também, estava 'em alta'. Partindo daí, ou seja, fazendo uma breve descrição do que foi o período chamado Renascimento, fica mais fácil descrever o Barroco e, daí em diante, dissertar sobre o seu tema central. Uma dica legal é utilizar exemplos de pinturas onde a beleza aparece de modo central, é o foco da obra, como em 'O Nascimento de Vênus'.
Qualquer coisa é só chamar!
Rf, vou passar primeiro a estrutura que um Introdução deve ter.
Como deve ser a Introdução
Recorte (onde, quando, quem), Tema (proposta), Tese (ponto de vista do aluno a respeito da proposta)
Introdução
Desde a Antiguidade, passando pelo Renascimento, Barroco até os dias atuais, o culto ao belo faz parte da cultura de diferentes sociedades. Os ideais de beleza física estão nos limites da estética e saúde. A sociedade tem que se posicionar para evitar que as pessoas adoeçam na busca de determinados tipos estéticos.