Responder dúvida

Seja o primeiro a responder

Poderiam corrigir ou ver se meu texto ficou bom ?

Redação

   o tema é sobre relacionamentos na atualidade - amigáveis ou amorosos. Escolhi os amorosos para dissertar 

       Lágrimas de Ophelia

 

     Na teatrilazação de Shakespeare, Ophelia morreu e não teve a correspondência de seus delírios de amor por Hamlet. A pobre cinderela, que espera seu príncipe no castelo, está sob encantamento e atenta ao soar da meia noite. O violonista que toca no baile acelerou a música por desconhecer as razoes , pela qual aqueles casais supostamente apaixonados estarem dançando a valsa tão distante um do outro. De modo análogo, os relacionamentos amorosos na atualidade estão submetidos a essa configuração, ou seja, a fluidez dos tempos e a fraqueza dos Homens.

      As sociedades estão estruturadas em relações submersas na efemeridade momentânea do tempo , da vida . Conforme BawmanN , vivemos na modernidade líquida. Neste sentido, os afetos cotidianos, por exemplo, atingiram curto prazo de validade por estarem presos ao sistema econômico capitalista  que controla os ponteiros do relógio velozmente, manipula a sociedade e oferece sentimentos superficiais e alternos ao ser humano: ganância e desejo por poder ferem os princípios interpessoais sentimentais  que aproximam os corpos, impossibilitando apaixonar-se ou amar solidamente no dia a dia. Desse modo, mostra a linha tênue do desequilíbrio humano- desesperado por amor na tentativa de fugir da solidão e escravo de projeções e ambições futuras.    

        A impassibilidade dessa condição humana torna inóspitas as virtudes essenciais para conquistar pretendentes e fortalecer laços. A escassez da  humildade, sinceridade e coragem no mundo contemporâneo coloca o ser humano na incessante fuga da realidade. Dessa forma, o mundo digital transmite a idéia de estar ‘’acompanhado’’ , de acordo com Leandro Karnal, é a ‘’solidão entre milhões’’. A sensação de está sendo correspondida é ilusória: o verdadeira companheirismo ocorre no mesmo tempo – espaço e se estrutura em gestos recíprocos, a internet, por sua vez,  permite todos primncpios contrários a essa ótica – responde quando quer, bloqueio do usuário e imagens ‘’fakes’’ constituem as mídias digitais. Logo , o distanciamento interpessoal torna-se algo inevitável.

           A indisposição para encarar os entraves dos relacionamentos, olho no olho, sem a máscara virtual , vai alem da instabilidade humana. A construção idealizada do amor que foi sendo moldada  no século XIX com movimento romântico tem profundas raízes na atualidade.  Assim , qualquer frustração ou quebra de expectativa – traição ou brigas de casais, torna-se um grande motivo para desistência ou impossibilidade de recomeço , pois a idéia de que todos os relaciomentos precisam dar certo se faz presente por aqui. Dessa maneira, os desafios mostram-se como obstáculos difíceis a ser superados devido a rarefação da capacidade de cada individuo para enfrentar problemas. Além disso, o espaço cinematográfico corroborou para esse panorama: o Era Uma Vez e os finais felizes reforçam a romantizarão da realidade.

         Percebe-se , portanto , que as sociedades estão imersas no mundo da imperfeição romântica. O comportamento ético do ser humano desvia o rumo para sentimentos que podem gerar lucro ou promover viagens, o famoso ‘’ jogo de interesses’’. A inversão dos valores permitiu o interesse por produtos e ambições e não tão mais por pessoas; novas maneiras de ‘’amar’’ e em outros espaços superficiais se fazem presente na atualidade. E, os vínculos interpessoais, longe do ideal romântico e dos contos de fadas , estão cada vez mais trágicos como a não  correspondência amorosa de Hamlet por Ophelia.

Foto de Pedro A.
Pedro perguntou há 5 anos