Olá! Tudo bem?
Gostaria de dar algumas ideias para melhoria da coesão e coerência. No primeiro parágrafo seria importante conectar as três primeiras frases com conjunções (tanto subordinadas quanto coordenadas) a fim de melhorar o entendimento.
Por exemplo: a cidade foi palco de acontecimentos históricos, tendo sido a capital do Brasil... [No entanto], nunca...
Aqui também faltou um nexo: "Influindo nas características desse povo costumes semelhantes. "
Cuidado com a concordância nominal: "novela[s] televisivas".
Alerta também para a pontuação, embora possa ser uma marca de estilo, a redação exige muito o uso de nexos, veja:
"Percebe-se , dessa maneira , que o Rio com suas características influencia[m-> concordância] seus cidadãos[. Aqui eu colocaria vírgula] Estrangeiros [. Aqui eu colocaria vírgula] Turistas. Distorcendo-os de sua real realidade[. aqui dois pontos:] Cidade violenta[. Aqui eu colocaria vírgula] Norteada de favelas. É miséria e mais miséria que não acaba. Sem dúvida, um lado dessa discrepância deve ser enxergado : pobreza. E outro , continuar a espalhar seus devaneios. Tendo claro sua multiface desigual. Terra de encantos mil , talvez desencantos sem igual."
Percebe-se a quase musicalidade em sua produção textual, no entanto, o que foi pedido é uma redação, então, deve-se ater ao que foi solicitado. Detalhe de sentido para a palavra "norteada": dar o norte ou nortear significa dar uma direção, um caminho. O sentido pensado nesse parágrafo era de rodeada ou mesmo de recheada (com uso de figura de linguagem).
Seria isso. Quaisquer outras dúvidas estou à disposição!
Marta
Marcos, boa tarde! Nos parágrafos a seguir reproduzirei (copiando e colando) o texto escrito por você (na maioria), mas com as alterações por mim sugeridas de modo que o mesmo fique com coesão e coerência textual (dois de seus maiores "pecados" cometidos), com o conteúdo organizado em introdução, desenvolvimento e conclusão (divisões básicas da organização de um texto sobre um tema de redação) e a forma (ortografia, concordâncias verbal e nominal, regência verbal, pontuação, etc) obedecendo o máximo possível à norma culta da língua portuguesa. A introdução (um parágrafo) deverá expor o problema mencionado no título de uma forma apenas geral. O desenvolvimento (de dois a três parágrafos) deverá detalhar o assunto abordado na introdução. A conclusão deverá ser a solução, "a moral da história", do problema abordado no título e na introdução. Todos esses aspectos são analisados pelo examinador em qualquer concurso público. Como dizia um professor meu a redação tem o critério de correção oposto ao da prova objetiva: na prova objetiva o aluno começa com zero e pode chegar a dez, enquanto na redação começa com dez e pode chegar a zero! Espero ter contribuído da melhor forma para seu aprendizado.
Rio de Janeiro, uma capital mundial de contrastes,
Alvo de acontecimentos históricos e concebida como a capital do Brasil no período colonial, o Rio de Janeiro, carinhosamente e popularmente chamado de cidade maravilhosa e de Rio quarenta graus, nunca foi tão falado como agora. Paralelamente a seus encantos de fama internacional torna-se também mundialmente conhecido o cenário de horror que permeia um lado da dicotomia carioca.
Beleza, celebração e festa compõem a cultura da cidade. Constituída de inúmeros ritmos (samba, pagode, mpb, funk, rock, etc), comemorações e costumes diversos, principalmente em fevereiro (mês do carnaval) que nem um ímã o Rio atrai turistas de diversas partes do mundo, os quais desfrutam de seu bom prosaico fortemente favorecido por monumentos históricos (principalmente o Cristo Redentor, uma das sete atuais maravilhas do mundo), e praias paradisíacas (Arpoador, Copacabana, Ipanema, Leblon, Urca, Barra, entre outras). Além do carnaval, o Rock In Rio, evento polirrítmico (apesar do nome) periódico desde 1985 e de dois em dois anos a partir de 2015, tornou-se uma marca mundialmente registrada da cidade.
O colírio da paisagem carioca e a simpatia de seu povo historicamente multirracial e multicultural contrastam brutalmente com os problemas da cidade políticos, sociais e financeiros. Os governantes durante toda sua história, omissos e corruptos, têm esmagado e oprimido os sonhos e a alegria do povo carioca, o qual enfrenta todo dia graves problemas sociais, tais como miséria, desemprego, favelização, violência, hospitais públicos sucateados e superlotados, educação pública abandonada, transporte coletivo deficiente, etc.
A única solução é "o gigante adormecido voltar a acordar", ou seja, o povo carioca voltar a exercer o papel importante que um dia teve na história política do país e, ao invés de se limitar a votar de tempos em tempos, ir para as ruas exigindo a valorização que merece essa cidade com uma ampla reforma política, que acabe com a corrupção e os privilégios da classe política e que promova uma real democratização com melhorias sociais reais. Só assim a cidade não será só um privilégio da natureza e passará a ser um lar com dignidade e justiça social para os cariocas e para os turistas.