A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito a (saúde) como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o ( estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira ), dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o (estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira ). Nesse sentido, (tal problema vem permeado a sociedade é combinado em série de problema , a exemplo disso , o aumento dos casos de ansiedade e depressão em jovens é adulto vem causando prejuízos a sociedade). Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a (saúde), o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o(uso das redes sociais) como impulsionador do(estigma associado as doenças mentais)no Brasil. Segundo (ONG) organização mundial de saúde, cerca de 11 milhões de pessoas no Brasil sofrem de depressão que e uma da principais doenças mentais . Diante de tal exposto (podemos perceber que , neste caso o uso da rede sociais pode ter tido uma participação de impacto negativo pois as redes sociais mostram uma vida totalmente perfeita e superficial , levando a insegurança , ansiedade é falta de aceitação , assim contribuindo para o aumento sobre essas doenças ). Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se , portanto , a Necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o governo em parceria com ministério da educação deve , por intermédio de palestra socioeducativa Afim de conscientizar a importância e cuidado a respeito da saúde mental. Ademais o ministério da saúde deve criar uma plataforma onde as pessoas possa se expressar , oque estão sentindo é serem atendido por especialista da área, onde possa realizar seções de terapias é assim amenizar seus problemas. Assim, se consolidará uma sociedade mais (consciente é saudável), onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Gostaria de saber qual nota iria tirar com essa redação.
Tema : o estigma associado a doença mental no Brasil.
Manoel, esta seção é para tirar dúvidas. Se precisar de correção de redação abra uma Tarefa ou contrate um(a) professor(a).
Quando desejar, estou à disposição.
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Olá, acredito que sua dúvida na verdade seja uma tarefa, portanto deve ser solicitada neste campo. Atenciosamente, Lígia