Já vi em varias redações, aluno fazerem citações de livros e até mesmo séries. Então teria problema fazer um citação por meio de um anime ?
Citar fontes diversas em uma redação, como livros, séries, filmes ou até animes, não é um problema por si só. Na verdade, é uma estratégia interessante, desde que a citação seja relevante e bem contextualizada no desenvolvimento do tema proposto. Aqui estão algumas dicas para citar um anime de forma eficaz em uma redação:
Relevância: A citação deve ter um propósito claro, ajudando a ilustrar ou apoiar um argumento relacionado ao tema da redação. Certifique-se de que a referência ao anime agrega valor ao que você está tentando comunicar.
Contextualização: Explique brevemente o contexto da citação. Onde a cena ou tema do anime se encaixa na sua redação? Isso ajudará o leitor a entender a pertinência da citação.
Generalidade: Tente escolher cenas ou temas que são universais ou amplamente compreensíveis, mesmo para aqueles que não assistem animes regularmente. Isso garante que a sua mensagem seja clara para todos os leitores.
Credibilidade: Assim como ao citar qualquer outra fonte, é importante que a referência seja precisa e que a mensagem retirada seja válida e válida no contexto em que você está utilizando.
Originalidade: O uso de animações ou séries menos comuns pode ajudar a destacar a sua redação de maneira positiva, desde que a escolha do anime seja feita com cuidado para garantir que ele ajude a transmitir sua ideia de forma clara.
Se essas condições forem atendidas, citar um anime pode ser uma estratégia eficaz e envolvente para a sua redação.
Olá Laun, tudo bem com você?
Muito boa sua pergunta, e acredito que você não seja o único. Vamos lá então:
Apesar de tudo ser válido de ser citado, desde trechos de música, ditado popular, etc, nem tudo fica legal em uma redação para concursos, vestibulares, entre outros. Um texto informal ainda não seria visto com preconceito, mas em um texto onde você estará sendo examinado, seria mais produtivo mencionar autores, livros e letras de músicas, porém seria melhor deixar cultura popular de lado, a menos que a redação seja para analisar animes, séries, filmes. Do contrário deixe para mencionar aquele seu anime favorito em outro momento. Espero ter ajudado. Grande Abraço!
Nenhum problema citar animes. No ENEM, por exemplo, o repertório (avaliado pela competência II) é considerado pelo viés da legitimidade (veracidade da informação) e da produtividade (uso adequado e bem articulado com o restante do texto). Nesse sentido, novelas, desenhos animados ou até letras de música pop não são menos legítimos e podem não ser menos produtivos do que filósofos ou grandes obras literárias.
Olá, Laun. É importante que a redação demonstre que o aluno possui repertório cultural amplo e sólido e isso pode ser evidenciado por meio da citação de obras artísticas no geral, como filmes, livros, séries e músicas. Por isso, não há nenhum problema que a citação seja feita a partir de um anime, desde que você relacione a obra citada com o tema proposto e demonstre um conhecimento mínimo sobre o anime escolhido.
Laun, a palavra-chave de sua pergunta é adequação. Quanto mais erudita sua citação em concursos, mais pontos você ganha, uma vez que estes analisam seu repertório. Cultura popular é necessária, válida, mas tem sua vez e lugar. A não ser que o tema seja sobre anime, prefira autores, livros, filmes, músicas etc. com conteúdo formal e pertinente ao assunto. Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.