Redação enem 2019 sobre democratização do acesso ao cinema

Que nota eu posso tirar mais ou menos?. , pq foi esse o texto que eu escrevi no domingo no Enem 2019. Tema: democrarizacao do acesso ao cinema no brasil 

Perspectiva em crise

Apagam-se as luzes. Começa a projeção. Desde a sua criação na França novecentista , o cinema tem funcionado através do retrato mimético dos costumes das sociedades. Essa configuração e horizonte cinematográfico foi transmitido para o Ocidente e manteve-se imutável em sua essência. Neste sentido, a capacidade de representar realidades históricas e atuar como ferramenta de transformação social, apesar das limitações que o Brasil enfrenta.

Em primeira lugar, a criação do cinema desde o século XIX e sua propagação por diversas nações no mundo, possibilitou que outras épocas e costumes longínquos fossem resgatados pela sociedades contemporâneas. Seguindo esse pensamento, filmes que retratam o período medieval como " Caça as Bruxas" , as guerras mundiais ou até mesmo a incessante tentativa de chegar à América no século XX, através de um navio que naufragou no oceano Atlântico e alavancou bilheterias, criaram bases para conhecimento histórico sobre temáticas de intolerância religiosa, as barbáries humanas e o impossibilitismo de chegar em outras terras. Desse modo, o cinema permite o exercício da reflexão, pensamento crítico, interpretacao subjetiva, diferentes pespectivas, alteridade e empatia: ferramentas basilares para conviver com as diferenças na sociedade brasileira.

 

No entanto, essa criação formada para coletividade enfrenta obstáculos. O país se desenvolveu numa mentalidade escravista, caracterizada pelo preconceito , discriminaçao e pobreza. Além disso, economicamente encontra-se entre os países mais desiguais do mundo - como mostra o IDH, sendo a discrepância financeira fortalecida por questões históricas: reformas econômicas no século XX, modernização de Brasília e aumento da desigualdade regional, favelização, isolamento de povos no campo e o desemprego atual dificultam o acesso à cultura cinematográfica nos centros urbanos, que estão distribuidos geogtaficamente irregulares. Assim, apenas os grupos que tenham uma renda acessível; não estejam isolados nas periferias com sentimento de inabilidade para frequentar o cinema devido sua condição social, e que possuam acesso aos shoppings, conseguem imersão nesses espaços. Acendem-se as luzes. Sobem os créditos.

 

O filme não foi visto por todos e, por isso, medidas precisam ser tomadas para democratização e acessibilidade. Portanto, cabe aos Estados do Nordeste e Norte criarem cinema ao ar livre nas áreas rurais, onde todos finais de semana terão filmes novos e debates críticos sobre as temáticas projetadas. Além disso, as ONGs, introduzirem projetos sociais nas periferias de SP e RJ, com programações semanais de diversos filmes, para um público de 100 pessoas por " sessão", participação gratuita e palestras com professores sobre os filmes assistidos. Dessa maneira, a sétima arte nao enfrentará mais a crise da perspectiva e a transformação da sociedade ocorrerá em sua totalidade.

Thiago M.
Thiago
perguntou há 7 dias

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
1 resposta
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Ana P.
Respondeu há 7 dias

Oi, Thiago,

 

Parabéns pela sua atiude pró-ativa e sua coragem em colocar seu texto de forma pública no Tira-Dúvidas aqui do Profes. Muitos escutantes prefeririam não se expor, o que, aliás, é super compreensível = )

 

Seu texto tem alguns pontos interesantes, mas também há alguns problemas estruturais.  Caso você ache interessante, podemos fazer uma correção aprofundada dele numa aula, para que ocê possa tirar todas as suas dúvidasem relação à grade de correção do ENEM.

 

Super abraço!

Ana

Professores particulares de Redação

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
35 avaliações
São Paulo / SP
Doutorado: Estética e História da Arte (USP)
Redação - correção de redação online Redação - redação univesp Redação - Citação direta Redação - Geral Redação a distância Redação no Skype (Sala Profes) Redação nota 10
Eu ajudo vestibulandos do Brasil todo a passarem no vestibular por meio das minhas aulas de redação particulares online.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 70 / aula
Conversar Whatsapp do professor Ana P. Whatsapp do professor Ana P. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 2 h e 13 min
Brasília / DF
Doutorado: Linguística (USP - Universidade De São Paulo)
Redação em Todos os níveis
Aulas de Inglês, Redação, Espanhol
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 100 / aula
Conversar Whatsapp do professor Sulamita A. Whatsapp do professor Sulamita A. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 h e 30 min

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa