Olá professor(a) que estará vendo essa dúvida. Gostaria muito de ter certeza sobre essa redação, mesmo tendo sido tangeciada ou não.
Eu a coloquei em uma plataforma de correção (por humanos) e nas duas correções tirei uma nota baixíssima, 480 e 720, respectivamente (para a mesma redação), alegando baixa na competência 2 e informando que tangenciei.
Estarei deixando apenas a introdução, D1 e D2
Para fins de recordação, o tema de 2023 foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil"
O filósofo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema "Ordem e Progresso", não só para a Bandeira Nacional, mas também para a população que, no contexto hodierno, enfrenta estorvos para seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, a desvalorização dos trabalhos de cuidado realizado por mulheres. Esse panorama é calcado pela inoperância estatal, obtendo como resultado o aumento da desigualdade social.
Em primeira análise, cabe salientar a falha ação do Estado acerca da problemática. Isto posto, o filósofo Thomas Hobbes, em sua obra "Leviatã", defende que é dever do Estado garantir meios para a igualdade social. No entanto, isso não acontece na prática, tendo em vista a ausência de legislações que formalizam os trabalhos de cuidado. Tal fato pode ser comprovado, também, com a pesquisa feita pelo jornal "O Globo", que explicita as atuais leis trabalhistas, constatando a carência de leis que oficializam afazeres domésticos. Portanto, fica claro que a falta de apoio governamental é um estorvo e precisa ser resolvido.
Outrossim, faz-se necessário enfatizar a desigualdade social causada pela desvalorização das atividades realizadas por mulheres. Sob esse viés, o órgão estatístico IGBE, realizou uma pesquisa onde concluiu que, em média, mais da metade dos afazeres domésticos e tarefas de cuidado são realizados por pessoas do gênero feminino. A respeito disso, fica nítido que a ausência de igualdade é um resultado da problemática e precisa ser intermediado.
Alan, penso que os professores estão certos, pois você não descreveu os desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Na introdução voce começo bem, colocando o filósofo Teixeira Mendes de 1889, mas voce não desenvolveu muito bem na contextualização, deveria ter falado mais a respeito, o que o tema tem a ver com isso... no seu desenvolvimento, a mesma coisa, deveria ter contextualizado mais... e a falta de conclusão no final.
O segundo parágrafo não dá sustentação direta ao primeiro, nem fala da questão das mulheres e o trabalho. Sem dúvidas, é aí que você perdeu mais nota.
Alan, primeiramente parabéns pela sua produção! Ela se apresenta muito bem estruturada, demonstrando o domínio do gênero/tipo textual exigido.
Percebo que você abordou todas as palavras chaves do tema solicitado pelo Enem, no entanto não se aprofundou na problemática como um todo. Concordo com os apontamentos dos professores sobre a ideia de tangenciamento, uma vez que você tratou a invisibilidade de trabalhos de cuidado de forma separada do agente dessas ações (as mulheres). Você aborda essa invisibilidade no D1 e aborda as mulheres no D2, como se fossem dois problemas separados, uma vez que não os associa claramente.
Creio que seja importante verificar essa questão da discrepância entre as notas dadas pela plataforma que utilizou. É uma diferença muito grande por se tratar de uma mesma redação.
Olá, Alan! Eu entendo que você está buscando orientações sobre a sua redação. Vamos analisar a introdução e as duas primeiras partes do desenvolvimento.
Introdução: A sua introdução apresenta uma abordagem interessante ao tema. Ao citar o filósofo Teixeira Mendes e sua adaptação do lema "Ordem e Progresso", você contextualiza historicamente a problemática da desvalorização dos trabalhos de cuidado realizados por mulheres. Além disso, ao mencionar a falha ação do Estado, você aplica uma perspectiva filosófica de Thomas Hobbes e apresenta um argumento sólido sobre a ausência de legislações específicas para formalizar esses trabalhos. No geral, a introdução está bem estruturada e relevante para o tema.
Desenvolvimento 1: Na primeira parte do desenvolvimento, você destaca a falha de ação do Estado em relação à problemática, utilizando a obra "Leviatã" de Thomas Hobbes como base filosófica. A referência à pesquisa do jornal "O Globo" sobre as atuais leis trabalhistas fortalece o seu argumento. No entanto, é importante garantir que o seu texto apresente uma conexão clara entre a falta de legislações específicas e a desvalorização dos trabalhos de cuidado realizados por mulheres. Certifique-se de explicar de forma mais explícita como essa ausência de apoio governamental contribui para a desigualdade social.
Desenvolvimento 2: Na segunda parte do desenvolvimento, você destaca a desigualdade social resultante da desvalorização das atividades realizadas por mulheres, utilizando dados do IBGE para embasar o seu argumento. Aqui, você faz uma conexão direta entre a desvalorização e a desigualdade social, o que é positivo. Reforçar a importância dessas atividades e como a desigualdade resultante pode ser prejudicial é um ponto forte. Certifique-se de manter essa conexão clara ao longo do desenvolvimento do texto.
Observações gerais:
Lembre-se de que a coesão e a clareza são cruciais em redações. Certifique-se de que suas ideias estão conectadas de forma fluida e que a progressão lógica do texto seja fácil de seguir.
Evite repetições, por exemplo, o uso frequente da palavra "desigualdade". Busque sinônimos ou variações para tornar o texto mais rico.
Certifique-se de abordar cada competência exigida pela correção (intervenção, conhecimento dos mecanismos linguísticos, respeito aos direitos humanos, etc.).
Lembre-se de que as notas podem variar dependendo dos critérios de avaliação e da interpretação do corretor. Se possível, considere pedir feedback adicional para entender melhor os pontos específicos que precisam ser aprimorados.